Receita líquida cresce 32,1% impulsionada pela aquisição da Azza e crescimento orgânico
A Alares, operadora de telecomunicações sediada em São Paulo (SP) e presente em 228 cidades de sete estados brasileiros, divulgou seus resultados consolidados do terceiro trimestre de 2025 (3T25), com recordes de rentabilidade e expansão da base de clientes. A companhia encerrou o período com 800 mil clientes, crescimento de 25% em relação ao 3T24, impulsionado por maior capilaridade comercial e foco em regiões de alto potencial. As vendas somaram 70 mil no trimestre, avanço de quase 30% sobre o mesmo período do ano anterior.
O EBITDA atingiu R$ 111,0 milhões, alta de 34% na comparação anual. A margem EBITDA alcançou 46,7%, recorde histórico da Companhia e aumento de 0,6 ponto percentual (p.p.) sobre o 3T24. Esse desempenho reflete ganhos expressivos de eficiências, sinergias pós-integração da adquirida Azza, rígido controle de despesas e alavancagem operacional crescente.
A Receita Líquida totalizou R$ 237,8 milhões no trimestre, crescimento de 32% em relação ao 3T24, sustentada por:
- Expansão da base de clientes
- Aumento do ARPU (Receita Média por Usuário)
- Aquisição e aceleração da operação Azza
A Dívida Líquida encerrou o trimestre em R$ 1,23 bilhão e o indicador Dívida Líquida/ EBITDA(1) LTM caiu para 3,1x, redução de 12% na comparação anual, reflexo de melhor geração de caixa operacional e expansão de margem da Companhia.
O Capex somou R$ 70,4 milhões, crescimento de 26% na comparação anual, ancorado sobretudo pela operação da Azza. A alocação de investimentos na Companhia acontece de maneira diligente, o que tem contribuído para tanto para a elevação de margem assim como a geração de caixa. Dessa forma, o indicador EBITDA-Capex atingiu R$ 40,7 milhões, crescimento expressivo de 49%. Os ganhos foram também impulsionados por padronização de processos, escala na compra de ativos, recuperação de equipamentos e melhor gestão de fornecedores.
Avanços operacionais e tecnológicos também são destaque:
- Conclusão da integração total da Azza, com migração completa de marca, clientes e sistemas, gerando sinergias e eficiência operacional.
- Expansão de ofertas com Wi-Fi 7 e fibra óptica XGS-PON, reforçando a proposta de valor tecnológica.
- Lançamento do Alares Play, plataforma de streaming própria.
Da mesma forma, na frente social a Alares fica em evidência conectando mais de 12 mil alunos com internet de alta velocidade. A Associação Madre Paulina, de Fortaleza (CE), foi a mais recente, integrando também o programa Primeiro Emprego e mobilização interna em ações de voluntariado e doações à instituição. Em gestão de pessoas, a Alares foi eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Ceará (25ª na categoria de médio porte e única ISP no ranking).
Leia também: Alares chega à 10ª vitória como provedor de internet mais lembrado pelos natalenses
O reconhecimento também veio na forma de prêmios nacionais de excelência em relacionamento e gestão:
- Prêmio ABEMD 2025 – Três troféus bronze pelo case “Desperte seu potencial ilimitado” nas categorias Digital, Innovation e CRM / Data Driven;
- Prêmio ABT 2025 – Prata em ”Operações Comerciais” e Bronze em “Gestão de Pessoas”, sendo reconhecida pelo terceiro ano consecutivo.
(1) Proforma de aquisições e excluindo IFRS
