Referência na integração de aquisições, a Alares já está capturando sinergias de seu último M&A, realizado em 4T24

São Paulo, agosto de 2025 – A Alares Internet, operadora de telecomunicações sediada em São Paulo (SP) e presente em 228 cidades de sete estados brasileiros, anunciou seus resultados consolidados do segundo trimestre de 2025 (2T25). O desempenho financeiro e operacional da companhia reafirma a solidez de sua estratégia de crescimento rentável e sua alta capacidade de integrar aquisições e capturar sinergias.

Crescimento orgânico e monetização da base de clientes

A Alares registrou uma Receita Líquida de R$231 milhões no 2T25, um aumento de 31% em relação ao 2T24. No acumulado dos últimos doze meses, a receita atingiu R$856 milhões, um crescimento de 30% na comparação anual.

O avanço foi impulsionado pela aquisição da Azza, pelo crescimento orgânico e pela monetização da base de clientes. 

O EBITDA alcançou R$105 milhões, um incremento de 30% na comparação anual, com margem de 45,4%. O resultado já começa a incorporar ganhos de sinergia da integração da Azza, refletindo um avanço de 1,5 p.p. em relação ao primeiro trimestre de 2025 e reforça a capacidade da Alares de integrar suas aquisições de forma ágil.

A companhia também demonstra uma forte transformação na geração de caixa, com o indicador EBITDA-Capex atingindo R$51 milhões, um crescimento de 48% em relação ao mesmo período de 2024. 

Avanço operacional e estratégico

A base de assinantes da Alares atingiu a marca de 800 mil clientes, com a adição de mais de 160 mil assinantes em doze meses. A companhia ampliou sua presença para 228 cidades no último ano, um aumento de 27% concentrados especialmente na região sudeste do país.

Com 20 transações de M&A desde 2015, a Alares consolidou-se como referência nas integrações, como no caso da Azza, simplificando a estrutura e gerando eficiência operacional.

O CEO da Alares, Denis Ferreira, analisa: “Os resultados deste trimestre confirmam a força e a capacidade de execução da nossa estratégia de crescimento. O avanço de 31% na receita, bem como aumento da base de clientes, são reflexos diretos da nossa disciplina financeira e operacional” O executivo, que comanda a companhia desde 2022, reafirma:

“Atingir a marca de 800 mil assinantes é o reconhecimento da confiança que o mercado e nossos clientes depositam na Alares. Estamos construindo uma plataforma de conectividade robusta, rentável e preparada para o futuro”.

Inovação e foco no cliente

Para ampliar a proposta de valor, a Alares lançou o Alares Play, plataforma de streaming com mais de 30 mil horas de conteúdo, que permite diversificar a receita e fortalecer o relacionamento com o cliente. A companhia também intensificou o uso de inteligência artificial (IA) em frentes estratégicas.

Soluções de IA já apoiam equipes de campo, de atendimento, além de analisar chamadas e mensagens para detectar oportunidades de melhoria, permitindo ações proativas e melhora na percepção de qualidade pelo cliente.

Governança e Sustentabilidade 

No 2T25, a Alares obteve o rating A(bra) da Fitch sinalizando perspectivas positivas para expansão de margens e geração de caixa. Também obteve o selo Great Place to Work, que reforça seu compromisso com um ambiente de trabalho de excelência e o reconhecimento de toda a sua equipe.

Outro destaque do relatório é a mobilidade sustentável, com 100% de sua frota de veículos com emissões de carbono integralmente compensadas. A operadora mostra ainda engajamento social ao apoiar à inclusão digital por meio da ONG “Escola Conectada”, que busca levar internet para alunos de escolas públicas. Além dessas conquistas, a empresa também foi reconhecida com dois troféus prata no Prêmio Smart Customer 2025 pelos cases “Desperte seu potencial ilimitado” e “Um Toque de Conexão”.