Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 22/03/24 às 02:03

Veja como montar uma casa conectada com cinco itens essenciais. Conheça as tecnologias que vão levar mais praticidade, segurança e entretenimento para sua residência.

Uma casa conectada, também conhecida como smart home, é um ambiente residencial equipado com dispositivos e sistemas inteligentes que se comunicam entre si, como assistentes de voz, lâmpadas inteligentes, termostatos, câmeras de segurança e outros aparelhos que, quando conectados, melhoram a automação residencial.

A base para ter uma casa smart é a conectividade alcançada por meio de uma rede doméstica, como Wi-Fi e Bluetooth. A ideia é usar a rede sem fio para tornar nossa rotina mais conveniente, eficiente e segura. 

Seja para otimizar tarefas diárias ou reforçar a segurança, um kit básico de tecnologia pode ser o ponto de partida para transformar sua casa em um espaço moderno e inteligente. Veja quais são as 05 opções:

1. Assistente virtual 

Assistente virtual é um dispositivo que, por meio da inteligência artificial, realiza tarefas específicas. Ele é projetado para reproduzir músicas, responder a perguntas gerais, fornecer notícias atuais, criar lembretes, entre outras atividades. Alguns assistentes virtuais disponíveis no mercado são:

  • Alexa: um dos mais conhecidos, a Alexa é integrada aos dispositivos Echo, e conta com várias funcionalidades, como controle de dispositivos domésticos, lembretes, lista de compras, entre outras.
  • Google Assistant: presente em smartphones Android e em produtos da Google, esse assistente virtual responde a perguntas, executa comandos e fornece informações com base nos dados do Google.
  • Apple Siri: realiza tarefas semelhantes às do Google Assistant, mas em dispositivos iOS da Apple.
  • Cortana: projetada pela Microsoft, oferece assistência em dispositivos Windows e integra-se a diversos aplicativos e serviços.

Uma das principais características do assistente virtual é a capacidade de entender e interpretar comandos de voz. Isso permite que os usuários interajam com o dispositivo usando apenas a fala.

Ao escolher um assistente virtual, considere as funcionalidades específicas desejadas, integração com outros dispositivos e a compatibilidade com idioma e região onde você mora.

Seja parte da comunidade que vai além. Clique aqui e assine a Newsletter Indo Além! 

2. Lâmpada Smart

Lâmpada smart, ou lâmpada inteligente, é uma fonte de iluminação equipada com tecnologia Wi-Fi. Por conta dessa conexão com a internet, você pode ligar, desligar, ajustar a intensidade da luz e, em alguns casos, alterar a temperatura de cor usando seu assistente virtual.

Uma das vantagens das lâmpadas inteligentes é a programação de horários específicos para ligar e desligar. Há também a possibilidade de ativar o modo detecção de movimento, em que a luz é acesa automaticamente quando você entra em determinado espaço.

A Philips Hue é uma das marcas mais conhecidas no mercado de iluminação smart, oferecendo várias opções de modelos, incluindo lâmpadas coloridas e brancas. 

As lâmpadas Hue podem ser controladas por meio do aplicativo Philips Hue, são compatíveis com assistentes virtuais como Alexa e Google Assistant, e permitem a criação de cenários personalizados, com controle de intensidade e temperatura.

Existem também as lâmpadas da marca LIFX, conhecida pela intensidade de luz e variedade de cores que disponibiliza no mercado. Elas se conectam diretamente à rede Wi-Fi e podem ser integradas à Alexa e outros assistentes virtuais.

Ao escolher uma lâmpada smart, avalie a compatibilidade com outros dispositivos conectados e a facilidade de integração com a plataforma de automação residencial desejada. Essas informações você encontra na descrição de cada produto.

3. Câmeras de monitoramento

As câmeras de monitoramento, também conhecidas como câmeras de segurança ou câmeras de vigilância, são dispositivos projetados para capturar imagens de áreas específicas em tempo real.

E essa é uma das suas maiores vantagens, já que é possível acompanhar a movimentação na casa mesmo estando em outra região, bairro, cidade, estado e país.

Ao serem integradas aos dispositivos de casa inteligente, essas câmeras possibilitam que os usuários monitorem suas propriedades pelo smartphone através de aplicativos ou via assistentes virtuais. 

Muitas câmeras de monitoramento são compatíveis com assistentes virtuais, como Amazon Alexa ou Google Assistant, possibilitando o controle por voz e a integração com outros dispositivos, como Smart TVs, conectados na residência. 

Essas câmeras frequentemente oferecem notificações baseadas em detecção de movimento para então, acionar outras ações, como iluminação automática e alarmes.

Diferente das câmeras comuns, as câmeras inteligentes são equipadas com tecnologias que vão além da simples gravação de vídeo. Elas permitem, por exemplo, o reconhecimento facial, e podem estar conectadas às lâmpadas smart.

Ao escolher câmeras de monitoramento para a sua casa conectada, considere a compatibilidade com outros dispositivos, resolução de vídeo, o campo de visão, recursos de visão noturna e capacidade de detecção de movimento.

4. Smart TVs

Em uma casa conectada, as Smart TVs podem ser integradas aos assistentes virtuais. Assim, você pode usar comandos de voz para trocar de canal, ajustar volume e navegar pelo menu com mais facilidade. 

Essa integração também permite que o aparelho seja associado a câmeras de segurança. Nesse caso, basta dar o comando ao assistente virtual para visualizar câmeras específicas ou reproduzir gravações na Smart TV.

Para saber passo a passo como escolher a melhor Smart TV para a sua casa, acesse o nosso conteúdo.

5. Internet de qualidade

Como você notou ao longo deste artigo, a internet é o alicerce que sustenta uma casa conectada. Por isso, escolha um plano que garanta o bom funcionamento de todos os dispositivos que você pretende adquirir.

Assim, você terá uma velocidade significativa para acomodar todos os dispositivos, garantindo uma conexão rápida e eficiente em qualquer situação.

A internet residencial de ultravelocidade melhora o desempenho da sua smart TV, por exemplo, uma vez que você poderá assistir a conteúdos e conectar o dispositivo às câmeras de segurança sem longos tempos de carregamento.

Já na área da segurança residencial digital, a qualidade da conexão faz toda diferença ao transmitir imagens em tempo real e gravar eventos sem interrupções, garantindo uma vigilância eficaz e contínua para proteger sua residência.

Se sua casa é automatizada, a velocidade da sua internet também é a chave, já que permite respostas imediatas aos comandos direcionados aos assistentes virtuais, tornando-os mais responsivos.

Por fim, a escolha de uma conexão de qualidade facilita atualizações dos dispositivos, o que garante melhorias de desempenho e compatibilidade contínua com as últimas tecnologias.

Como contratar um plano de internet para casa conectada?

Se você está pronto para elevar sua experiência na casa conectada, a Alares é a escolha certa para proporcionar uma conexão veloz e confiável. 

Nossos planos de internet de ultravelocidade são projetados para atender às demandas crescentes da vida digital moderna, garantindo que tudo funcione sem complicações.

Entre em contato conosco hoje mesmo e invista em uma internet projetada para conectar você ao futuro da tecnologia.

 

Receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail! Inscreva-se na Newsletter Indo Além.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar