Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 22/03/24 às 02:03

O currículo online é a versão digital deste documento. Você pode disponibilizá-lo em plataformas como o LinkedIn ou enviar o link, por e-mail, para empresas e se candidatar a vagas de emprego

Você já parou para pensar que o seu futuro profissional pode estar a apenas alguns cliques? Em um mundo onde a internet ocupa cada vez mais espaço, aprender como fazer e enviar currículo online pode ser o início de uma carreira de sucesso.

Neste artigo, você vai descobrir quais são as informações que não devem faltar em um currículo e vai ter acesso a dicas de plataformas onde você pode criar esse documento gratuitamente. 

A Alares também selecionou um modelo de e-mail para você enviar aos recrutadores e ter mais chances de ser chamado para a entrevista.

O que escrever no currículo

Um bom currículo deve ser conciso. Isso quer dizer que você deve destacar, brevemente, as informações mais relevantes para a vaga que deseja conquistar. Com isso em mente, considere a seguinte estrutura:

Informações pessoais: Inclua seu nome, número de telefone, e-mail e perfil em redes profissionais (LinkedIn, por exemplo).

Objetivo profissional: destaque seu objetivo de carreira de forma clara e concisa, mostrando como você pode contribuir para a empresa.

Resumo profissional: elabore um breve resumo destacando suas principais habilidades e conquistas, como uma carta de apresentação. Isso é uma introdução rápida sobre quem você é profissionalmente.

Experiência profissional: liste suas experiências anteriores com foco nas realizações e responsabilidades relevantes para a posição desejada.

Formação: inclua cursos relevantes e certificações.

Habilidades: resuma suas competências específicas para a posição desejada.

Links: anexe links para seu perfil no LinkedIn, portfólio online, ou outros sites relevantes. 

Veja a seguir um exemplo de curriculo com essa estrutura:

Ana Silva

Rua Esperança, número 5. Bairro Alegria, Fortaleza (CE).

Telefone: (11) 98765-4321

E-mail: ana.silva@email.com

LinkedIn: linkedin.com/in/ana-silva

Objetivo Profissional

Busco uma oportunidade para aplicar minhas habilidades em marketing digital e estratégico e contribuir para o crescimento e sucesso da empresa. Meu objetivo é utilizar minha experiência e conhecimento para desenvolver campanhas inovadoras que impulsionem a marca e aumentem a conversão de leads em clientes.

Resumo Profissional

Profissional de marketing com mais de cinco anos de experiência em desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing digital, incluindo SEO e mídias sociais. 

Experiência Profissional

Gerente de Marketing Digital – Empresa XYZ

Período: Janeiro 2020 – Presente

Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing digital, com foco em tráfego orgânico.

Especialista em Marketing de Conteúdo – Agência de Marketing ABC

Período: Fevereiro 2017 – Dezembro 2019

Desenvolvi e executei estratégias de marketing de conteúdo para clientes em diversos setores. Gerenciei uma equipe de redatores freelancers, garantindo a qualidade e consistência do conteúdo produzido.

 

Formação

Bacharel em Marketing – Universidade ABC-  2012 – 2016

Idiomas

  • Inglês Avançado
  • Espanhol Intermediário

 

Certificações 

  • Certificação em Google Analytics
  • Certificação em Inbound Marketing (HubSpot)

 

Habilidades

  • SEO
  • Marketing de Conteúdo
  • Mídias Sociais
  • Google Analytics
  • Estratégia de Marketing Digital
  • Liderança de Equipe

 

Links

  • LinkedIn: linkedin.com/in/ana-silva
  • Portfolio Online: ana-silva.com/portfolio

Lembre-se de manter seu currículo sempre atualizado com suas últimas experiências, habilidades e certificações.

Seja parte da comunidade que vai além. Clique aqui e assine a Newsletter Indo Além!

Onde encontrar modelos de currículo para preencher

Existem várias plataformas online que oferecem modelos de currículo para preencher. Selecionamos algumas opções para ajudar você a escolher a que mais se adequa às suas necessidades:

Canva: essa plataforma de design gráfico que oferece uma variedade de modelos gratuitos de currículo. Você pode personalizar facilmente os layouts de acordo com suas necessidades.

Google docs: possui modelos gratuitos de currículo que podem ser acessados diretamente na plataforma. Você pode escolher entre diferentes estilos e preencher as seções de forma fácil.

Na hora de fazer currículo online, priorize aquele que contenha um design limpo e profissional. É essencial manter uma formatação visualmente atraente e organizada. 

Outra dica é optar por uma fonte (letra) fácil de ler, como Arial ou Times New Roman, assim, você garante que as informações sejam acessíveis e compreensíveis de forma rápida e eficiente.

Lembre-se de que uma estética cuidadosa demonstra atenção aos detalhes e reflete seu profissionalismo. Certifique-se de que elementos como margens, espaçamento e a hierarquia das seções contribuam para uma experiência de leitura fluida.

Como incluir o currículo no LinkedIn

De acordo com o anúncio realizado pelo LinkedIn e compartilhado pela revista Forbes, a rede social voltada para profissionais conta com mais de 1 bilhão de usuários.

Só no Brasil, segundo a DataReportal, empresa especializada em estatística, em 2023, o LinkedIn contava com mais de 59 milhões de membros. 

Isso significa que você tem possibilidade de fazer contato com empresas e profissionais do mundo todo. Para isso, é preciso preencher corretamente o seu perfil no LinkedIn seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse www.linkedin.com e crie sua conta;
  2. Vá para a seção “Perfil” no menu superior, clique em “Perfil” e, em seguida, clique no botão “Editar perfil” no lado direito da sua foto;
  3. Adicione suas informações pessoais, como nome, título profissional, e localização;
  4. Na seção “Resumo”, destaque suas habilidades, experiências e objetivos de carreira. Use palavras-chave relevantes para otimizar sua visibilidade, como os cargos que você já teve, área de experiência ou o seu curso de formação;
  5. Escreva suas experiências profissionais anteriores e atuais. Para cada posição, inclua o nome da empresa, cargo,  período de trabalho e uma descrição breve das responsabilidades e realizações; 
  6. No campo “Educação”, liste sua jornada acadêmica, incluindo o nome da instituição, o curso e o período de estudo;
  7. Caso possua certificações relevantes, adicione-as nesta seção;
  8. Peça recomendações a colegas, supervisores ou clientes para validar suas habilidades e experiências. Você pode solicitar recomendações na seção específica do LinkedIn.

É importante que você saiba que o perfil no LinkedIn é onde recrutadores e potenciais colegas de trabalho irão procurar informações sobre você e entrar em contato, caso vejam uma oportunidade de colaboração ou emprego. 

Portanto, é fundamental garantir que ele transmita uma imagem profissional e esteja sempre atualizado para incentivar os visitantes a entrar em contato e iniciar uma conversa sobre oportunidades de trabalho.

Como enviar currículo por e-mail

Enviar um currículo por e-mail é uma prática comum ao se candidatar a vagas de empregos. Aqui estão as etapas a seguir para garantir que o processo seja profissional e eficiente:

Assunto do e-mail: indique o cargo desejado e seu nome para facilitar a identificação. Por exemplo: “Candidatura para [Nome do Cargo] – [Seu Nome]”.

Mensagem: inclua uma saudação educada, como “Prezado [Nome do Destinatário]” ou “Caro Time de Recrutamento”. Escreva uma breve mensagem destacando seu interesse na posição e resumindo suas qualificações. Insira o link para seu perfil no LinkedIn, caso você tenha;

Anexo: anexe o seu currículo em PDF ou no formato solicitado pela empresa. Nomeie o arquivo de maneira profissional (por exemplo, “SeuNome_Curriculo.pdf”).

Assinatura: encerre o e-mail com uma assinatura profissional e seu nome completo. Inclua número de telefone.

Exemplo de e-mail para envio de currículo

Assunto: Candidatura para [Nome do Cargo] – [Seu Nome]

Prezado Time de Recrutamento,

Escrevo para expressar meu interesse na posição de [Nome do Cargo], conforme anunciado recentemente em [fonte ou site de empregos]. Anexo a este e-mail, você encontrará meu currículo para análise.

Sou [breve resumo sobre suas habilidades e experiência relevante], e acredito que minha experiência se alinha bem aos requisitos da posição. Estou à disposição para contribuir com a [nome da empresa] e seria grato pela consideração do meu perfil.

Aguardo a oportunidade para fornecer informações adicionais, se necessário.

Atenciosamente,

[Seu Nome]

[Seu Número de Telefone]

Crie seu currículo online e prepare-se para ótimas oportunidades

Agora você já sabe como fazer currículo online e conhece os recursos que podem ajudar você a marcar sua presença digital no mercado de trabalho e conectar-se a oportunidades e profissionais do mundo inteiro. 

Aproveite as dicas que a Alares trouxe neste artigo para elevar sua carreira ao próximo nível e conquistar oportunidades que podem definir seu futuro profissional. Sua jornada rumo ao sucesso profissional começa agora!

 

Receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail! Inscreva-se na Newsletter Indo Além



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar