Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 22/03/24 às 01:03

Filmes sobre Inteligência Artificial (IA) abordam assuntos sobre a relação entre humanos e máquinas, explorando narrativas futuristas que questionam ética, moral e o impacto da tecnologia na sociedade.

Com o avanço cada vez mais acelerado da tecnologia, a Inteligência Artificial está ainda mais presente em nossa rotina. De assistentes virtuais a ChatGPT, o que antes era história de cinema, agora se tornou realidade.

Você sabia que os filmes podem ser ferramentas poderosas para antecipar tendências que poderão fazer parte da nossa vida no futuro? Afinal, muitos filmes de ficção científica, como aqueles sobre Inteligência Artificial, abordam temas relacionados a descobertas científicas. 

Neste artigo, traremos 04 dicas de filmes disponíveis nas plataformas de streaming que fazem parte de alguns planos da Alares, para você assistir e entender mais sobre IA e suas implicações na nossa sociedade e cotidiano.

Blade Runner, O Caçador de Androides (1982)

Disponível na Max, esse clássico noir estrelado por Harrison Ford e dirigido por Ridley Scott desbrava a cidade de Los Angeles de 2019, onde clones humanos vivem como escravos em colônias extraterrestres. 

No filme, a Inteligência Artificial é representada pelos androides, robôs criados para agirem como humanos. Eles foram programados para aprender, pensar e sentir emoções de forma semelhante às pessoas, e são essas habilidades que geram o conflito central e o clima de tensão da narrativa. 

Indicado a prêmios renomados, incluindo duas nomeações ao Oscar em 1983, e aclamado pela crítica, Blade Runner – O Caçador de Androides (1982) não apenas cativa com sua trama envolvente, mas também se destaca como um estudo sociológico. 

Com uma nota de 8,1 no IMDb, a maior base de dados online de informação sobre cinema, TV, música e games, o filme solidifica seu lugar como um clássico cult do cinema.

Classificação indicativa: 14 anos.

O Homem Ideal (2021)

Disponível na Max, Um Homem Ideal (2021) conta com uma história que nos faz refletir sobre os  conceitos de amor e perfeição. 

No enredo dirigido por Maria Schrader, acompanhamos a história de Alma (Maren Eggert), uma pesquisadora que se depara com a oportunidade de ter um parceiro perfeito, criado pela Inteligência Artificial. 

Homem Ideal não é um romance convencional, mas uma história sobre complexidades do relacionamento humano com a tecnologia. 

Vencedora do Prêmio de Cinema Alemão de Melhor Filme em 2022, a obra oferece uma visão criativa sobre a interseção entre humanos e robôs, e nos convida a pensar sobre o que realmente buscamos nas relações.

Classificação indicativa: 12 anos.

Lucy (2014)

Lucy (2014) é um filme que explora o potencial da mente humana e sua conexão com a Inteligência Artificial. 

A história é sobre Lucy, interpretada por Scarlett Johansson, uma jovem que é enganada por seu namorado e forçada a entregar para a máfia uma maleta que contém uma droga experimental chamada CPH4. 

Após ser exposta à substância de maneira acidental, ela experimenta um aumento extraordinário em sua capacidade cerebral e adquire habilidades sobre-humanas.

O filme aborda questões sobre potenciais ilimitados da mente e está disponível no Globoplay.

Classificação indicativa: 16 anos.

Margaux – A Inteligência Mortal (2022)

Explorando os limites da IA, Margaux – A Inteligência Mortal (2022) é um thriller que coloca a inteligência artificial como um perigo à humanidade. 

No filme, um grupo de universitários escolhem celebrar seus últimos dias de faculdade numa casa inteligente, mas a alegre comemoração se transforma em pesadelo quando descobrem que Margaux, o sistema de IA da casa, não é apenas um facilitador, mas uma ameaça com planos sinistros. 

Com reviravoltas emocionantes, o filme, disponível no Globoplay, oferece uma visão sombria do futuro. 

Classificação indicativa: 16 anos.

Enriqueça sua experiência

À medida que nos aprofundamos nesses filmes instigantes, fica claro que a Inteligência Artificial é um tema fascinante. 

Se você está buscando mais informações sobre o universo tecnológico, a Alares é a escolha certa para enriquecer sua experiência, já que, alguns dos nossos planos de internet contam com acesso a plataformas de streamings de entretenimento.

Curtiu as dicas? Compartilhe com seus amigos! E não esqueça de deixar sua opinião sobre os filmes nos comentários. 

 

Receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail! Inscreva-se na Newsletter Indo Além.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar