Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 22/12/23 às 03:12

A inclusão digital para idosos em celulares significa capacitar para chamadas, mensagens e uso de aplicativos, promovendo benefícios como melhoria da qualidade de vida e melhor convívio com a família.

De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Brasilieiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com mais de 60 anos que utilizam a internet aumentou de 44,8% para 57,5% no período de 2019 a 2021.

O crescente envolvimento dos idosos com a tecnologia é uma tendência que aponta para vantagens na inclusão digital e oportunidades relacionadas ao bem-estar. 

Se você quer fazer parte desse cenário e facilitar o acesso de um familiar ou amigo idoso a diferentes recursos do celular, vai gostar de ler as dicas que selecionamos para ajudá-lo nesse processo.

1. Ensine a usar as funções básicas do celular

Smartphones básicos são ideais para iniciar a inclusão digital para idosos. Escolha modelos com interface intuitiva e que ofereçam facilidade ao ligar, desligar, ajustar o volume, entre outras funcionalidades. 

Mostre ao idoso onde inserir o chip, como se conectar à internet e ajude-o a criar uma senha para desbloquear o aparelho. 

2. Mostre as funcionalidades do WhatsApp

Para ajudar um familiar ou amigo idoso a usar a tecnologia, mostre as funções básicas do WhatsApp: adicionar contatos, mandar mensagem de texto, enviar áudio e compartilhar fotos. 

Envie mensagens com perguntas do tipo “como foi seu dia”. Assim, você pode estimular a resposta e orientá-lo caso ele tenha dificuldade em interagir. 

3. Simplifique o acesso a aplicativos

Personalize a tela do smartphone, de modo que os aplicativos mais usados sejam facilmente encontrados. Organize a tela de forma intuitiva e adaptada às preferências individuais do idoso para facilitar a navegação.

Agrupe conteúdos relacionados em pastas temáticas, como “Saúde”, “Notícias” e “Entretenimento”, para que ele os encontre com mais facilidade. Coloque os ícones dos aplicativos mais utilizados na tela inicial para um acesso rápido;

Ajuste as configurações para exibir ícones grandes e de fácil identificação, de modo a ajudar o idoso encontrar o que ele precisa com mais agilidade.

4. Alerte sobre as medidas de segurança digital

Capacitar os idosos a manterem práticas seguras na era digital é fundamental para evitar que eles caiam em golpes que podem comprometer sua integridade física e financeira. Por isso, algumas orientações são importantes:

  • Ensine a criar senhas fortes, com combinações de letras, números e caracteres especiais. 
  • Oriente a não responder mensagens que solicitam informações sensíveis, como números de cartão de crédito ou senhas. Enfatize ao idoso que ele não pode compartilhar esses dados com ninguém e que manter a privacidade na internet vai mantê-lo seguro. 
  • Explique sobre a importância de não responder supostas mensagens que afirmam ser de familiares ou amigos em situações de emergência, solicitando dinheiro.
  • Oriente a ignorar mensagens que oferecem promoções ou prêmios, muitas vezes acompanhadas por solicitações de pagamento antecipado. Esses conteúdos podem estar relacionados a ataques de phishing.

Ao fornecer exemplos concretos e dicas específicas, os idosos podem desenvolver uma consciência mais sobre as ameaças online e discernir entre comunicações legítimas e potenciais tentativas de golpe. 

Essa educação contínua sobre segurança digital contribui significativamente para a proteção online, permitindo desfrutar dos benefícios da tecnologia de maneira mais segura e confiável.

Benefícios da inclusão digital para idosos

A inclusão digital contribui para uma participação mais ativa do idoso na sociedade por várias razões:

  • Proporciona uma forma eficaz de comunicação, permitindo que ele mantenha contato com familiares e amigos, mesmo à distância; 
  • Fortalece os laços sociais, uma vez que, através de aplicativos de mensagens, e-mails e redes sociais, as pessoas mais velhas podem trocar mensagens, fotos e participar de eventos virtuais; 
  • Permite o acesso a informações relevantes para a saúde e o bem-estar, uma vez que os idosos podem contar com suporte online de médicos, psicólogos, fisioterapeutoas, entre outros profissionais da saúde;
  • Possibilita a imersão em cursos online, tutoriais e materiais educativos. Isso estimula a mente, além de fornecer oportunidades de explorar novos interesses e hobbies, enriquecendo a qualidade de vida.
  • Simplifica a vida cotidiana e proporciona aos idosos maior independência por meio de aplicativos de serviços públicos, bancos online e lojas virtuais.

A inclusão digital começa pelo acesso à internet

Ao proporcionarmos orientações e recursos para integrar os idosos à tecnologia, estamos enriquecendo suas vidas e fortalecendo a inclusão digital na família. Nesse cenário, é fundamental contar com uma internet  residencial de ultravelocidade.

Ao escolher a Alares, você tem acesso a uma parceria dedicada a reduzir cada vez mais as barreiras digitais. Isso é possível graças à variedade de planos que atendem a diferentes demandas de velocidade e uso de internet.

Além disso, nossa equipe de atendimento está pronta para oferecer suporte personalizado, guiando os idosos em cada passo do processo de familiarização com nossa internet. 

Conheça os planos disponíveis para sua região e leve a inclusão digital para sua casa.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar