Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 27/09/23 às 10:09

Você já ouviu falar em Inteligência Artificial (IA)? Trata-se de sistemas digitais que são programados de forma que consigam imitar o pensamento humano em alguns quesitos. A definição é da Microsoft, empresa multinacional de TI, que completa afirmando que essa tecnologia pode analisar diversos tipos de dados de forma rápida.

Isso significa que a IA pode, entre outras coisas, reconhecer um comando de voz com um pedido ou ordem a ser executada, identificar padrões em códigos, comportamentos e até em sinais biológicos, bem como realizar ações para o usuário.

IA no dia a dia

Assistentes virtuais e biometria são algumas tecnologias que utilizam Inteligência Artificial e que estão presentes no cotidiano. Abaixo, você confere uma lista explicando esses e outros exemplos de IA:

Assistentes virtuais

Siri, Cortana e Alexa são algumas das assistentes virtuais mais conhecidas atualmente. Esses programas utilizam Inteligência Artificial para reconhecer os comandos emitidos pelo usuário, assim como os mecanismos para atender a essas ordens.

Com elas, é possível pedir para tocar uma música em um smartphone ou na TV, perguntar sobre algum assunto de interesse, saber as horas, entre tantas outras funções disponíveis.

Chatbots

O nome chatbot é formado pelas palavras chat (conversa) e robot (robô), ou seja, são robôs que conversam por texto com o usuário. Geralmente, são utilizados para auxiliar a pessoa a encontrar uma informação da qual precisa ou responder às suas dúvidas. Marcas varejistas, como Magazine Luiza e outras, têm recorrido a essa tecnologia em seus sites para facilitar o contato com o consumidor.

Um dos modelos de chatbot mais famoso atualmente é o ChatGPT. Por meio de perguntas ou pedidos em forma de texto, esse robô pode ajudar com roteiros de viagem, apresentações empresariais, matérias jornalísticas e até simular uma conversa. Tudo isso se comunicando de uma forma muito próxima da que os humanos se comunicam.

Biometria

Esse tipo de tecnologia utiliza IA para reconhecer padrões biológicos do corpo do usuário para realizar algumas funções. Sua forma mais comum de uso está associada à segurança digital.

Computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos já utilizam ferramentas de biometria para reconhecer a impressão digital ou o rosto dos usuários e, assim, desbloquear o aparelho de forma mais segura e prática.

Geradores de imagem

Recentemente, alguns aplicativos geradores de imagens passaram a ganhar destaque. Os mais famosos entre eles são o Midjourney e o Dall-E. Eles utilizam Inteligência Artificial para reconhecer pedidos dos usuários, mapear bancos de imagens buscando elementos de acordo com a solicitação e gerar o que foi pedido. Por exemplo: alguém pode solicitar uma imagem futurista de uma pessoa viajando pelo espaço, então o gerador identifica o pedido e produz algumas opções para o usuário escolher qual achou melhor.

Essa tecnologia torna os processos de criação mais práticos, já que, com apenas alguns comandos de texto, produz imagens que podem ser utilizadas no trabalho ou para entretenimento. Também é acessível, já que pessoas que não dominam programas de edição podem criar com esses aplicativos.

Rotina mais prática

A Inteligência Artificial já é uma realidade que tem facilitado o dia a dia das pessoas. Ela pode realizar tarefas pelo usuário, auxiliar na busca de informações, entre outras funções. No futuro, é provável que essa tecnologia possa facilitar ainda mais o cotidiano.

Qual tecnologia com IA você mais usa? Conte para a gente!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar