Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 11/01/24 às 11:01

Metas SMART são um guia prático que vai ajudar você a alcançar seus objetivos de maneira eficaz e assertiva.

O início de um novo ano oferece uma oportunidade para avaliarmos desafios e estabelecermos objetivos que impulsionam nosso crescimento pessoal e profissional. 

Nesse contexto, as metas SMART surgem como uma ferramenta valiosa para transformar resoluções em realizações tangíveis. Confira a seguir que metas são essas, quais são suas vantagens e como aplicá-las para obter resultados satisfatórios para o que você almeja.

O que é metodologia SMART

SMART é uma sigla em inglês para os termos Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Realistic (Realista) e Time based (Temporal).

Trata-se de uma abordagem que ajuda pessoas e organizações a alcançarem seus objetivos em curto, médio e longo prazo, com base nos 5 critérios que compõem sua sigla.

Em outras palavras, as metas SMART ajudam no gerenciamento de pequenos e grandes objetivos, uma vez que elas oferecem indicadores e ações ​​para maximizar as ações executáveis em determinado contexto, como você verá a seguir.

Para que servem as metas SMART

As metas SMART nos ajudam a direcionar esforços para cada atividade de forma mais eficiente, melhorando as chances de sucesso na realização dos objetivos. Elas podem ser um instrumento importante para a realização de objetivos, tanto na vida profissional (transição de carreira, por exemplo), quanto na vida pessoal, como emagrecer ou começar a se alimentar melhor.

Os benefícios de usar a metodologia SMART são variados porque elas promovem melhoria contínua e nos ajudam a criar os seguintes comportamentos voltados para resultados:

  • Gestão mais eficiente de atividades que precisam ser cumpridas a cada dia;
  • Eficiência na alocação de recursos para áreas prioritárias, evitando desperdícios e maximizando o impacto das ações realizadas; 
  • Identificação precoce de desafios e obstáculos;
  • Incentivo à busca por soluções criativas para a busca constante de melhorias e crescimento.

Como elaborar metas SMART

Agora que você já sabe o que significa o termo SMART e quais são os seus benefícios, chegou a hora de entender como colocar em prática. Vale dizer que é preciso organizar suas ações com base nestas 5 características:

Específica- S

O “S” em SMART representa a especificidade e indica a importância de tornar as metas mais claras. Uma meta não específica, por exemplo, poderia ser expressa de maneira genérica, como “melhorar as vendas”. 

No caso que apresentamos como exemplo, poderíamos deixar o objetivo mais delimitado:  aumentar as vendas, em 15% no próximo trimestre.

Portanto, na meta S, é preciso especificar de forma mais concreta possível o que você pretende alcançar. Para isso, tenha clareza e evite generalizações. Isso ajuda, inclusive, na próxima característica que as metas precisam ser: serem mensuráveis.

Mensurável- M

O “M”, de mensurável, estabelece critérios para avaliar o progresso das metas, com base nos seguintes questionamentos: Como saberei que alcancei a meta? Quais são os indicadores de progresso?

Para isso, defina parâmetros que permitam uma avaliação objetiva. Nesse caso, poderíamos aplicar a seguinte estratégia: fazer reuniões para validar o que está dando certo e o que pode ser melhorado para que seja possível aumentar as vendas em 15% até o final do trimestre.

Esses indicadores fornecem uma base concreta para a avaliação do desempenho ao longo do tempo.

Alcançável- A

Uma meta alcançável é aquela que considera a viabilidade de sua execução. Para isso, no caso do nosso exemplo, devemos considerar o histórico de vendas, avaliar os comportamentos da equipe e averiguar se a porcentagem é realmente compatível com essa realidade.

Realista-R

Metas realistas viabilizam a avaliação cuidadosa de circunstâncias específicas, considerando fatores como recursos sociais, financeiros, culturais e outros elementos que podem influenciar a sua realização.

Em vez de estabelecer objetivos irrealistas ou desconectados da realidade, elas reconhecem as limitações e desafios existentes, garantindo que as expectativas estejam alinhadas com as condições reais.

Um exemplo de uma meta realista pode ser: aumentar em 15% a venda do produto X para novos clientes, considerando promoções, descontos e ações de marketing digital.  Nesse caso, ela leva em conta os recursos existentes para que a venda aconteça.

Temporal-T

As metas temporais referem-se à definição de prazos para a execução de um objetivo específico. Estabelecer uma linha do tempo ajuda a dar foco, criar urgência e facilitar o acompanhamento do progresso.

Isso também contribui para a organização do trabalho, além de fornecer uma base para avaliar o sucesso e realizar ajustes quando necessário.

No nosso exemplo, uma meta não temporal poderia ser: aumentar em 15% a venda do produto X para novos clientes de outubro a dezembro.

4 dicas para alcançar bons resultados com as metas SMART 

A metodologia SMART pode ser uma ferramenta valiosa para alcançar resultados significativos e sustentáveis quando combinada a estas dicas:

1. Elabore um bom planejamento

O planejamento envolve a avaliação dos recursos necessários para o alcance das metas traçadas. Avalie o investimento financeiro, tecnológico e o tempo necessário para realizar cada meta.

2. Foque na ação contínua

Divida seus objetivos em tarefas menores e mais gerenciáveis. Pequenos passos progressivos costumam ser mais eficazes do que tentar alcançar grandes metas de uma vez só. 

3. Faça adaptações sempre que necessário

O ambiente e as circunstâncias podem mudar, e é importante ser flexível para ajustar sua estratégia. Avalie regularmente o progresso, identifique áreas de melhoria e esteja disposto a fazer ajustes para otimizar o desempenho.

 

Transforme desafios em oportunidades

Agora você já sabe como as metas SMART ajudam na produtividade e podem ajudar você a ir além na organização das suas tarefas. A integração de práticas como a gestão eficiente do tempo, a priorização de tarefas e a busca por aprendizado contínuo eleva a eficácia do processo.

Lembre-se de encarar desafios como oportunidades de crescimento, manter a flexibilidade diante das mudanças e promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Envie este artigo a outras pessoas para que elas também possam se beneficiar das dicas que a Alares compartilha para ajudar você a lidar com o dia a dia no trabalho de forma mais eficiente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar