Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 05/02/24 às 04:02

Sua conexão à internet pode mudar vidas! Explore oportunidades de trabalho voluntário online em mentoria, causa animal, mobilização social e eventos globais.

De acordo com a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, o país conta com 57 milhões de voluntários que, motivados pela solidariedade, dedicam, em média, 18 horas mensais a causas animais e de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A tendência é que esse número aumente, sobretudo por conta do crescimento do trabalho voluntário online, uma vez que, esse tipo de atividade pode ser uma solução acessível para quem deseja se conectar com iniciativas solidárias, mas encontra barreiras físicas e geográficas.

E você pode se tornar parte integrante desse movimento que não para de crescer. Confira 4 atividades que pode realizar para ingressar no voluntariado digital. 

1. Mentoria online para jovens

Compartilhe sua experiência profissional com jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho, universidade ou mesmo escolhendo a carreira que seguirão. 

Você pode dedicar uma hora por semana para tirar dúvidas, oferecer treinamentos, entre outras atividades, de forma 100% online por videoconferência para quem mais precisa. 

Por exemplo, é possível entrar em contato com a universidade, na qual você se formou, e perguntar se eles precisam de ex-alunos para aconselhar os estudantes que estão ingressando no curso. A sua experiência, neste caso, pode ser bastante valiosa e a monitoria pode ser feita em reuniões por Zoom ou Teams. 

Outra dica é fazer parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSC), também conhecidas como Organizações não Governamentais (ONGs), entidades sem fins lucrativos que realizam diversos tipos de ações solidárias para públicos específicos.

O governo federal disponibiliza o Mapa das OSC, plataforma virtual com dados das de todas as instituições que atuam no Brasil. Uma delas é o programa de mentoria Alumna, iniciativa que visa apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens mulheres. 

Ele opera por meio de um processo de seleção de alunas, identificação de perfis profissionais e realização de sessões individuais em que as mentoras voluntárias compartilham suas experiências, oferecem conselhos sobre desenvolvimento de carreira e habilidades socioemocionais. 

2. Ajuda com a divulgação das causas animais 

É possível contribuir com a divulgação de entidades que atuam na proteção e bem-estar dos animais, mesmo a distância. Isso porque diversas ONGs e entidades não dispõem de recursos suficientes para investir pesadamente em divulgação e necessitam da ajuda de voluntários.

Para isso, basta você seguir perfis no Instagram de ONGs com as quais se identifica, compartilhar posts de campanhas de arrecadação em seus stories, por exemplo.

Participar de lives, curtir e comentar publicações também ajuda, pois isso gera engajamento e faz com que o algoritmo da rede social entregue o conteúdo para outros usuários.

E você pode ir além nesse trabalho voluntário online. Caso tenha experiência em marketing digital, aproveite suas habilidades em redação, design gráfico e gerenciamento de mídias sociais para atuar em uma causa que te interesse. 

Para se voluntariar, faça uma pesquisa de organizações que trabalham nessa área e aceitam voluntários online. Isso pode incluir projetos grandes, como o PETA e WWF ou de instituições menores dedicadas à proteção de animais. 

Em seguida, visite o site das organizações escolhidas e procure por seções dedicadas a voluntários, onde você encontrará informações sobre oportunidades e como se envolver nos projetos. Se você já conhece alguma instituição que realiza trabalho com animais, mande mensagem ou compareça pessoalmente informando seu interesse em ajudá-los.

3. Iniciativas de mobilização social

Projetos de mobilização social são iniciativas criadas para envolver um grupo de pessoas com objetivos em comum, como reformas em áreas destruídas por eventos climáticos, arrecadação de alimentos, entre outros.

No universo da mobilização social, o voluntariado é a peça-chave para impulsionar transformações significativas, que podem acontecer por meio da colaboração e compartilhamento de experiências.

A rede Sociomotiva é um exemplo prático dessa atuação. Trata-se de uma plataforma online colaborativa onde você pode divulgar ações, fornecer ajuda de custo para projetos ou se inscrever para ser voluntário em campanhas de outras pessoas.

Além disso, se você pretende criar e desenvolver uma ação, poderá usar o espaço para promovê-la. Por exemplo, se você está planejando um bazar beneficente no seu bairro ou comunidade, use o site da Sociomotiva para divulgá-lo e conseguir apoio. Basta compartilhar suas propostas e inspirar outros a se unirem à sua causa. 

4. Trabalho voluntário online em eventos globais 

Se você é fluente em mais de um idioma, considere oferecer seus serviços de tradução e interpretação para organizações humanitárias que trabalham em projetos internacionais. 

Muitas vezes, essas instituições lidam com comunidades ao redor do mundo e enfrentam barreiras linguísticas significativas. 

Ao utilizar suas habilidades de comunicação, você contribui para que informações importantes sobre saúde, educação e outros serviços essenciais sejam compreendidas de maneira clara e precisa.

Existem diversas plataformas online, como Translators Without Borders, que conectam voluntários a organizações que necessitam de assistência nesse campo. 

Basta você fazer um cadastro, informando idiomas de proficiência e acompanhar por e-mail as oportunidades de voluntariado. Você pode contribuir, por exemplo, fazendo traduções de documentos, além de traduções simultâneas de lives, conferências e outros eventos online. Com isso, você ajuda mais pessoas a acessarem estes conteúdos!

Conecte-se a um movimento global de solidariedade 

Como você notou, o trabalho voluntário online pode ser feito de diferentes maneiras. De mentoria online à atuação em eventos, você pode atuar em diferentes ações sem sair de casa.

Agora é a sua vez de aproveitar ao máximo a sua conexão à internet e contribuir para causas com as quais você se identifica. Aproveite os planos de ultravelocidade da Alares para ir além e fazer parte de um movimento inspirador para um mundo mais solidário.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar