Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 22/12/23 às 03:12

Conheça os cursos de inglês, musicalização, teatro e matemática que podem transformar o aprendizado em uma experiência divertida e enriquecedora

De acordo com o relatório TIC Kids Online Brasil 2023, criado pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, 24% das crianças têm acesso à internet antes dos seis anos de idade.  

Diante dessa realidade, é natural que os pais se preocupem em garantir que os pequenos usem a internet para acessar conteúdos de qualidade e educativos.

A boa notícia é que existem cursos online para crianças que ajudam na assimilação de conhecimento e estimulam a curiosidade e a criatividade. Confira a seguir 06 modalidades que podem transformar o aprendizado infantil em uma jornada repleta de descobertas e diversão.

1. Curso de inglês para crianças

Alguns cursos online de inglês para crianças estimulam o interesse pelo idioma e  facilitam a assimilação do conteúdo por meio de atividades lúdicas. Isso é possível porque eles incluem jogos, histórias animadas e personagens cativantes.

Esse é o caso do Amigo Mumu, desenho animado dedicado a ensinar inglês de maneira fácil e divertida. Com mais de 50 milhões de visualizações em seus vídeos no Youtube, o canal @AmigoMumu conta com mais de 680 mil inscritos.

Os vídeos, disponíveis gratuitamente, proporcionam aos pais uma ferramenta para apoiar o desenvolvimento linguístico das crianças. O conteúdo é acessível em qualquer lugar e pode ser usado tanto em casa quanto na sala de aula.

Para pais que desejam ir além na experiência de aprendizado dos filhos,  o Amigo Mumu disponibiliza atividades complementares que incluem músicas, jogos, audiolivros, entre outros recursos pagos.

2. Curso online de musicalização infantil

Ao expor as crianças à música desde cedo, contribuímos para o desenvolvimento da linguagem, associando palavras a ritmos e melodias. Além disso, a compreensão de padrões musicais, como ritmo e métrica, fortalece o raciocínio lógico. 

No aspecto sensorial, a música ajuda a desenvolver a capacidade de discriminar diferentes sons, promovendo o desenvolvimento auditivo. Já a memorização de letras e ritmos estimula a memória e a concentração. 

Se você está em busca de um curso de música online e gratuito para seu filho, vai gostar de conhecer o Brasil de Tuhu, que tem ajudado na educação musical em todo o país. 

Além do repertório diversificado, que inclui adaptações de canções infantis conhecidas, atividades criativas como composição simples e improvisação são incorporadas para estimular a expressão individual e a criatividade das crianças.

Inspirado no Guia Prático do maestro Heitor Villa-Lobos, que documentou cantigas populares brasileiras, o projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura,  carrega o apelido de infância do maestro, “Tuhuuu”, uma imitação dos sons de locomotivas que encantavam Villa-Lobos quando criança.

O canal no YouTube do Brasil de Tuhu apresenta uma série de desenhos animados protagonizada por Tuhu, o jovem viajante multi-instrumentista. Por meio de histórias cativantes, a criança aprende e brinca de música de forma leve e divertida.

3. Curso de teatro infantil pelo celular

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), as aulas de teatro para crianças oferecem uma variedade de benefícios, como desenvolvimento da expressão e comunicação e aumentando a autoconfiança.

Elas também auxiliam no desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e fomentam o controle emocional. Isso sem contar que os jogos teatrais ajudam no desenvolvimento da linguagem e concentração.

Isso acontece porque, ao participar de atividades teatrais, os pequenos são incentivados a explorar diferentes papéis, estimulando a imaginação e a criatividade. 

Esse estímulo é evidente no  Curso de Teatro Infantil, oferecido pela Escola Macunaíma, uma das escolas de teatro referência em ensino de São Paulo, desde 1974. As aulas, que acontecem 1 vez por semana, podem ser realizadas pela internet em qualquer lugar do país ou presencialmente e são 100% práticas. 

O curso é pago e promove um ambiente estimulante que contribui para um crescimento enriquecedor de crianças entre 6 e 14 anos. 

4. Aulas de matemática online

Aprender matemática pode ser desafiador para crianças devido à abstração dos conceitos, o que exige um pensamento lógico e abstrato que ainda está em desenvolvimento. Além disso, a falta de aplicação prática imediata de alguns conceitos aprendidos pode tornar o conteúdo menos envolvente, prejudicando, muitas vezes, o aprendizado.

Neste contexto, aulas de matemática online, por canais do Youtube, por exemplo, podem ser aliadas importantes na compreensão da disciplina, uma vez que oferecem abordagens personalizadas, lúdicas e adaptativas que complementam o ensino escolar. 

Como cada criança tem ritmos de aprendizado diferentes, os conteúdos online permitem que ela avance no próprio ritmo, revisitando conceitos, estudando para provas ou explorando novas habilidades.

Uma opção de canal do Youtube que pode ajudar a complementar o aprendizado das crianças é o canal Gis com Giz. Nele, são disponibilizadas videoaulas gratuitas para estudantes do ensino fundamental e médio.

No site da professora Gis, responsável pelo canal, também são disponibilizados outros cursos e conteúdos complementares pagos para pais e professores que estão em busca de recursos mais lúdicos para ajudar os pequenos a aprender.

Lembre-se de que essas aulas são um complemento ao ensino escolar. Caso seu filho tenha dificuldades em aulas de matemática, converse com o professor para pedir orientações sobre as melhores maneiras de saná-las.

06. Plataforma de livros infantis 

As plataformas de livros infantis são ótimas aliadas no desenvolvimento cognitivo das crianças e podem ser usadas de forma complementar às aulas de língua portuguesa. 

Isso porque elas oferecem acesso fácil a uma variedade de conteúdos e proporcionam uma experiência única que vai além da leitura, combinando narrativas visualmente estimulantes com recursos interativos que prendem a atenção dos pequenos leitores.

Uma delas é a Conte Outra Vez Mini, disponível em alguns planos de internet da Alares. Nela, mensalmente, os assinantes recebem um novo livro, disponível para download, leitura e audição. 

Esse modelo de assinatura de livros online introduz regularmente novas histórias à criança, de modo a manter seu interesse e incentivar a continuidade da prática da leitura, tornando-a um hábito desde cedo.

A simplicidade e rapidez no acesso a esses materiais são pontos fundamentais. A Conte Outra Vez Mini facilita a navegação tanto para as crianças quanto para os pais, reforçando ainda mais a autonomia. 

Acompanhe a vida digital do seu filho

Diante da realidade em que crianças têm acesso à internet desde cedo, é evidente a importância de orientar esse acesso para conteúdos construtivos e educativos. 

O YouTube Kids, por exemplo, oferece uma série de ferramentas de controle parental, permitindo que os pais personalizem a experiência de visualização de seus filhos. 

Assim, você pode escolher quais tipos de conteúdo ficarão disponíveis, estabelecer limites de tempo, bloquear vídeos ou canais indesejados e muito mais. Na seção “Recursos para os pais”, você encontra dicas e ferramentas para desenvolvimento de hábitos digitais saudáveis.

Lembre-se de que, embora os cursos online ofereçam inúmeros benefícios, é importante definir limites diários para acesso a essas atividades. Incentive as crianças a equilibrar a rotina com outras formas de aprendizado.

Se você busca um plano de internet de ultravelocidade e que ofereça acesso a plataformas educativas de qualidade, como a Conte Outra Vez Mini, acesse o site da Alares e verifique a disponibilidade para sua região.

Compartilhe este artigo com outras pessoas que, assim como você, se interessem por tornar a experiência online de crianças cada vez mais enriquecedora.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar