Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 22/03/24 às 01:03

Ghosting é quando uma pessoa ignora as mensagens, interações ou solicitações de amizade de outra, cortando abruptamente a comunicação online sem explicação.

Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, o fenômeno do ghosting se tornou uma prática comum em relacionamentos. 

Se você já foi ignorado depois de uma conversa, ou percebeu que um amigo parou de responder suas mensagens sem motivo aparente, provavelmente, pode ter passado por uma situação de ghosting.

Quer entender o motivo disso acontecer e como lidar com a situação? Leia o artigo completo.

O que é ghosting

Derivado de ghost (fantasma, em inglês), o termo ghosting se popularizou com a prática de ignorar sem explicação ou aviso prévio.  

Geralmente, envolve o uso de tecnologia, como redes sociais e WhatsApp, deixando a pessoa que enviou a mensagem sem respostas, sem explicações e frequentemente confusa sobre o motivo do silêncio do outro.

Esse sumiço pode deixar o “ghosteado” confuso, frustrado e magoado, pois ele fica sem entender o que aconteceu e o motivo do outro encerrar o contato dessa maneira. 

Por que algumas pessoas praticam o ghosting?

Imagine o seguinte cenário: você está profundamente envolvido em um relacionamento amoroso ou amizade sentindo-se conectado e emocionalmente seguro pelo equilíbrio entre o que oferece e recebe da outra pessoa.

De repente, sem aviso prévio, ela para de responder às suas mensagens, evita seus convites para encontros ou exclui você nas redes sociais sem nenhum motivo aparente.

As razões pelas quais as pessoas praticam o ghosting podem ser variadas e, muitas vezes, dependem da situação específica e dos envolvidos. Alguns dos motivos mais comuns são:

  1. Dificuldade em terminar ciclos: a pessoa não tem coragem de assumir que não quer mais contato.
  2. Perda de interesse: a vontade de manter uma amizade ou relacionamento diminui;
  3. Falta de comunicação: algumas pessoas podem ter dificuldade em manter uma conversa e acabam evitando a comunicação;

Independente da causa do ghosting, isso pode desencadear uma série de impactos emocionais em quem é ignorado.

Primeiramente, há uma sensação de confusão e desconforto, pois você fica sem entender o que aconteceu e porque seu parceiro ou amigo decidiu encerrar o contato se tudo parecia estar bem entre vocês.

Essa situação pode levar a sentimentos de rejeição e inadequação, minando sua autoestima e sua confiança emocional. Além disso, o ghosting pode dificultar a capacidade de você confiar em futuros relacionamentos.

Leia também: Cyberbullying: o que é e como prevenir

Levei um ghosting, e agora?

Quando alguém desaparece de repente de sua vida, é normal buscar explicações lógicas que justifiquem esse comportamento. Por mais que seja comum se sentir triste e frustrado, o ideal é focar em estratégias para superar a situação: 

  • Lembre-se de que não se pode controlar as atitudes dos outros; 
  • Evite criar e nutrir expectativas sobre um possível retorno da pessoa ou esclarecimento sobre seu desaparecimento. Foque em atividades e pessoas que fazem você se sentir bem;
  • Procure aceitar que a pessoa provavelmente não voltará a fazer contato. Isso permitirá que você inicie o processo de superação do ghosting mais rapidamente;
  • Esteja aberto para novas conexões. Você pode encontrar relacionamentos, amizades e dinâmicas de trabalho mais saudáveis e significativas no futuro.

Seja parte da comunidade que vai além. Clique aqui e assine a Newsletter Indo Além!

Como terminar uma relação sem ghosting

Evite terminar ciclos, sejam amizades ou relacionamentos, por mensagem. Opte por uma conversa pessoal. Para isso, combine uma hora e local adequados para conversar calmamente com a outra pessoa.

Ao comunicar sua decisão, explique seus motivos de forma clara. Ouça o que a outra parte tem a dizer, demonstrando empatia e respeito por seus sentimentos.

Como construir relações saudáveis e evitar o ghosting

Lembre-se de que construir relações saudáveis dentro e fora da internet requer práticas consistentes de comunicação aberta, respeito mútuo e empatia, como as listadas a seguir:

  • Defina expectativas sobre o tipo e a frequência de comunicação para evitar mal-entendidos e frustrações;
  • Se não estiver mais interessado em manter contato com outra pessoa, é importante comunicar isso de forma respeitosa e transparente;
  • Esteja presente e atento durante as interações online e offline. Demonstre interesse genuíno no que a outra pessoa está compartilhando.

Internet mais humanizada e livre de ghosting

A internet trouxe consigo uma revolução na forma como nos comunicamos e nos relacionamos. No entanto, essa conectividade também traz desafios únicos para a forma como interagimos.

Enquanto o ghosting representa o desaparecimento abrupto e muitas vezes doloroso de uma pessoa em uma relação, o seu oposto representa uma abordagem mais madura e respeitosa: a comunicação aberta e honesta. 

Em vez de ignorar mensagens ou bloquear alguém, que tal seguir nossas dicas e focar em conversas mais francas e respeitosas sobre seus sentimentos e intenções.

Isso vai ajudar você a estabelecer cada vez mais limites saudáveis e buscar conexões que verdadeiramente te enriqueçam como indivíduo. 

Aqui na Alares, nossa missão vai além de oferecer internet de ultravelocidade; estamos comprometidos em promover uma experiência online mais humana e conectada.

 

Gostou do conteúdo? Assine a Newsletter Indo Além e receba em seu e-mail uma curadoria mensal de artigos do blog Indo Além.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar