Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 22/03/24 às 02:03

A Internet das Coisas é uma tecnologia que usa internet para conectar dispositivos físicos, como eletrodomésticos, acessórios inteligentes e veículos.

Imagine seu smartphone conectado à cafeteira. Cinco minutos antes do despertador tocar, ele envia uma mensagem à cafeteira para ligar, garantindo que o café esteja pronto no horário desejado. 

Você sabia que esse tipo de situação pode ser uma realidade na sua rotina? Isso é possível graças à Internet das Coisas. 

Em 2023, o número de dispositivos ativos conectados à Internet das Coisas (IoT) atingiu a marca de 16,7 bilhões no mundo, conforme dados fornecidos pela consultoria IoT Analytics, empresa que fornece insights de mercado e inteligência estratégica de negócios para IoT, IA, nuvem e Indústria 4.0.

A pesquisa ainda apontou que, até 2027, provavelmente, existirão mais de 29 bilhões de aparelhos inteligentes conectados pela IoT. 

Mas, o que é Internet das Coisas, como funciona e como pode impactar diversas áreas da nossa vida? Continue a leitura para descobrir.

O que é e como funciona a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas (IoT) se refere a uma rede em que objetos físicos são equipados com sensores, software e outras tecnologias para trocar dados pela internet. 

A IoT permite que esses objetos contribuam para a automação de processos e proporcionem melhorias na eficiência operacional. Por exemplo, em uma cidade inteligente, a IoT é empregada para monitorar e controlar aspectos como tráfego, iluminação pública e gestão de resíduos de maneira mais eficaz.

Seja parte da comunidade que vai além. Clique aqui e assine a Newsletter Indo Além! 

Como a internet das coisas está presente em nosso dia a dia?

Desde a praticidade oferecida pela automação de tarefas até tarefas mais complexas, como a segurança de dados, a IoT está redefinindo nossa relação com a tecnologia e moldando o panorama de um mundo cada vez mais conectado. 

Drive de fotos

A integração do armazenamento em nuvem com a Internet das Coisas (IoT) simplifica a gestão de dados, oferecendo acesso instantâneo e seguro a informações importantes em diferentes contextos da nossa rotina.

Isso está presente, por exemplo, no Google Fotos. Quando você captura uma imagem do seu smartphone Android, o software envia automaticamente as fotos para a nuvem e você pode ter acesso a essas imagens a partir de outros dispositivos.

Documentos colaborativos

Graças à Internet das Coisas, aplicativos de anotações e dispositivos, como scanners inteligentes, sincronizam notas e documentos importantes na nuvem, permitindo colaboração e acesso remoto.

Casa conectada

Em uma casa conectada, sistemas baseados em IoT utilizam o armazenamento em nuvem para registrar configurações, atividades e alertas de segurança, oferecendo controle e monitoramento remotos. 

Assistentes de voz, parte integrante da IoT, por exemplo, armazenam lembretes e preferências do usuário na nuvem, proporcionando uma experiência personalizada em vários dispositivos. 

Além disso, dispositivos IoT, como termostatos e sensores de presença, podem ser aprimorados com Inteligência Artificial para aprender padrões de comportamento dos moradores. 

Isso permite que o sistema antecipe as preferências de temperatura e acenda ou apague as luzes automaticamente, trazendo mais conforto, conforto e eficiência energética com base em padrões anteriores.

Carros conectados

A conectividade impulsiona uma variedade de dispositivos inteligentes que tornam a vida cotidiana mais eficiente e conveniente.

Ela está presente também nos carros conectados, que utilizam a IoT para se comunicar com outros veículos e sistemas de controle de tráfego, melhorando a segurança nas estradas, otimizando o fluxo do tráfego e evitando congestionamentos. 

Medidores de energia residencial

Os medidores inteligentes de energia residencial são outro exemplo. Eles se conectam à IoT para transmitir dados de consumo em tempo real, permitindo que os usuários monitorem e controlem o consumo remotamente.

Aplicações na área da saúde

Na área da saúde, dispositivos IoT coletam dados vitais e os compartilham com profissionais médicos, facilitando o monitoramento remoto de pacientes e a resposta rápida a mudanças nas condições clínicas. 

IoT na agricultura

No setor agrícola, a combinação de Inteligência Artificial e IoT pode ser aplicada para otimizar a irrigação. Sensores de solo, por exemplo, coletam dados sobre a umidade e temperatura. E a IA pode processar essas informações para determinar os momentos ideais para irrigação.

Aplicações em ambientes urbanos

Em ambientes urbanos, sistemas de monitoramento de tráfego baseados em IoT podem ser aprimorados com IA para prever padrões de congestionamento, otimizar semáforos e sugerir rotas alternativas em tempo real, melhorando a fluidez do tráfego e reduzindo o tempo de deslocamento.

Acessórios inteligentes

Os acessórios inteligentes incorporam conectividade e inteligência ao nosso dia a dia de diversas maneiras. 

Um exemplo comum são os relógios inteligentes (smartwatches). Esses dispositivos recebem notificações em tempo real, rastreiam atividades físicas e monitoram a saúde. 

Ao integrar-se à rede, um smartwatch pode transmitir essas informações para a nuvem e permitir que os usuários acessem análises detalhadas de seu bem-estar por meio de aplicativos conectados.

Assistentes virtuais

Dispositivos como Google Assistente e Alexa utilizam a IoT para se comunicar com outros aparelhos conectados em uma casa inteligente, permitindo que os usuários controlem luzes, termostatos, eletrodomésticos e outros eletrônicos por meio de comandos de voz. 

Internet de qualidade é fundamental para dispositivos IoT

A Alares oferece uma infraestrutura robusta que atende às necessidades específicas da Internet das Coisas (IoT). 

Ao oferecer planos de internet de ultravelocidade, nosso objetivo é proporcionar estabilidade e confiabilidade na conexão, assegurando uma comunicação consistente entre os dispositivos conectados. 

Com isso, você terá a praticidade de uma internet que suporte diversos dispositivos simultaneamente, sem ficar lenta. Isso significa que câmeras de segurança, assistentes virtuais e outros equipamentos podem operar sem interrupções.

Na Alares, a internet é mais do que uma simples conexão, é a chave para você ir além com ultravelocidade. Clique aqui para explorar nossos planos e ofertas.

 

Gostou do conteúdo? Assine a Newsletter Indo Além e receba em seu e-mail uma curadoria mensal de artigos do blog Indo Além.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar