Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 13/12/23 às 05:12

Descubra quais são os cursos de programação gratuitos que você pode fazer para começar sua carreira na área. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2025, 800 mil vagas de emprego devem ser criadas no país.

Se você se interessa pela área e pretende ocupar uma dessas vagas, saiba que é possível começar hoje mesmo a planejar sua carreira. Confira a seguir as tendências para o mercado e quais as instituições que oferecem cursos de programação gratuitos.

Tendências para a área de programação

No relatório Panorama de Talentos em Tecnologia (2023), a Google mencionou profissões na área de tecnologia com maiores demandas no mundo. A seguir, você conhecerá quais são as que se destacam no campo da programação.

Leia também: 3 tendências do trabalho remoto para 2023

Programação orientada a dados

Empresas estão cada vez mais dependentes de dados para informar suas decisões estratégicas. E a análise de dados fornece insights valiosos que impulsionam a eficácia operacional em diversos departamentos.

Se você deseja ingressar nessa área, precisa desenvolver uma série de habilidades. Uma delas é a proficiência em linguagens de programação como Python. Você deverá conhecer o sistema de consultas SQL para a extração e manipulação eficaz de bancos de dados.

Além disso, a competência em ferramentas de visualização, como Tableau e Power BI, é vital para comunicar insights de maneira clara e compreensível. 

Em termos de habilidades interpessoais, é necessário saber se comunicar de forma eficaz, ter pensamento estratégico e analítico. A gestão de projetos também é uma das soft skills determinantes do analista de dados.

Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

A Inteligência Artificial (IA) é a capacidade de sistemas computacionais realizarem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Ela está ocupando cada vez mais espaço no cenário da programação.

O mesmo vale para o aprendizado de Máquina (Machine Learning), que é uma subcategoria da IA em que os sistemas aprendem padrões a partir de dados, melhorando sua performance ao longo do tempo sem programação explícita. 

A diversidade de aplicações destaca o potencial transformador dessa tendência no mercado de programação. 

Se você se interessa por essa área, deve dominar linguagens de programação, ter compreensão estatística para desenvolver modelos eficazes, e familiaridade com os seguintes recursos: 

  • Frameworks: plataformas de software projetadas para simplificar o desenvolvimento e a implementação de modelos de Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial;
  • TensorFlow: estrutura de código aberto para construção de tarefas como reconhecimento de imagem e processamento de linguagem natural. Ele também é uma biblioteca de código aberto para aprendizado de máquina;
  • Processamento de linguagem natural (PLN): área da inteligência artificial que se concentra na interação entre computadores e a linguagem humana. Essa tecnologia é aplicada em chatbots, tradução automática, análise de sentimentos e outras aplicações relacionadas à linguagem.

Segurança cibernética

Segurança cibernética é a área da tecnologia dedicada  a proteger sistemas, redes e dados contra ameaças digitais. Isso envolve a implementação de medidas como antivírus, monitoramento de rede e backup. 

Programadores são peças-chave na construção de sistemas seguros devido à sua influência direta nas fases iniciais do desenvolvimento de software. Eles são responsáveis por prever e corrigir vulnerabilidades em sistemas, além de criar códigos de proteção contínua contra ameaças.

A expertise técnica e a compreensão aprofundada do código fonte dos programas e sistemas conferem a esses profissionais a capacidade de criar uma infraestrutura digital segura e resistente a ameaças cibernéticas.

No contexto do mercado de trabalho, empresas buscam especialistas capazes de construir sistemas robustos e responder proativamente a ameaças emergentes. Essa combinação forma uma frente unificada na proteção da integridade digital. 

Instituições que oferecem cursos gratuitos de programação

Universidade de Harvard

A Universidade de Harvard, reconhecida mundialmente por sua excelência acadêmica e contribuições para diversos campos do conhecimento, tem por tradição disponibilizar uma série de cursos gratuitos.

Um deles é o CC50: Introdução à Ciência da Computação. Ministrado por professores experientes, o curso abrange fundamentos da programação, algoritmos e desenvolvimento de projetos. 

Todas as aulas são legendas em português. Para se inscrever, basta clicar neste link

Universidade de São Paulo (USP)

A Universidade de São Paulo, uma das instituições de ensino públicas mais importantes do Brasil, criou o curso Meninas Programadoras: Introdução à Programação para Alunas do Ensino Médio ou Concluintes.

O objetivo é proporcionar às participantes a oportunidade de desenvolver habilidades de programação e resolução de problemas através de aulas que combinam teoria e prática. 

A estrutura do curso inclui aulas semanais ao vivo durante quatro sábados, com 75% de presença obrigatória, uma sessão preparatória de uma hora antes da primeira aula, sessões de monitoria ao vivo, exercícios semanais com um mínimo de 75% de acertos, e uma atividade avaliativa com nota mínima de 5.0.

O público-alvo abrange estudantes do Ensino Médio, com prioridade, ou concluintes do ensino médio de qualquer idade, identificadas como do gênero feminino ou não-binário. Para acompanhar o calendário e se inscrever, basta clicar neste link.

Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco, instituição sem fins lucrativos mantida pelo Banco Bradesco, desenvolve uma série de projetos educacionais profissionalizantes. Um deles é a Escola Virtual, que oferece cursos de programação gratuitos.

Ao todo, são 8 cursos que duram, em média, 10 horas, com conteúdos sobre linguagem de programação, desenvolvimento de aplicativos e sistemas de TI. Para se inscrever, basta clicar neste link

Comece hoje mesmo a programar seu futuro

A disponibilidade de cursos gratuitos de programação para iniciantes representa uma valiosa oportunidade de capacitação no cenário atual. 

O acesso ao conhecimento técnico, por meio de iniciativas de instituições renomadas, é um passo fundamental para a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades essenciais no campo da tecnologia.

E, para aproveitar todos os benefícios que esses cursos oferecem e dar o primeiro passo na sua carreira na área de tecnologia, conte com os planos de internet de ultravelocidade da Alares



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar