Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 27/09/23 às 09:09

Uma ferramenta de Inteligência Artificial vem ganhando destaque por conta do potencial de mudar inúmeros aspectos da nossa vida. Da solução de problemas simples e auxílio com tarefas até usos mais complexos, como cálculos matemáticos, o ChatGPT promete novas possibilidades de trabalho e interação em diferentes áreas.

Quer saber mais sobre essa ferramenta e como usá-la para facilitar o seu cotidiano? Então continue lendo e conheça exemplos práticos de como ele pode te ajudar (e muito!)!

O que é ChatGPT

O ChatGPT é um assistente virtual baseado em Inteligência Artificial desenvolvido pela OpenAI — laboratório de pesquisa de Inteligência Artificial dos Estados Unidos referência no mundo — com o intuito de tornar os bots (programas de software que executam tarefas automatizadas) mais humanizados.

Um dos diferenciais do ChatGPT é a tecnologia do machine learning, ou aprendizado de máquina, que é a capacidade de um programa ou máquina “imitar” a maneira como as pessoas aprendem, melhorando gradualmente a sua precisão. Em outras palavras, quanto mais pessoas a usam, mais a ferramenta aprende e fica inteligente.

Que tipo de perguntas você pode fazer ao ChatGPT?

Com tantos usos no dia a dia, o ChatGPT tem atraído muita atenção de pessoas de todas as faixas etárias. Além de gerar respostas humanas por meio de textos, a ferramenta consegue responder a perguntas em um tom lúcido e conversacional da mesma forma que um ser humano faria. Veja alguns usos do ChatGPT:

  • Fazer traduções de textos;
  • Recomendar músicas, ideias de festas e presentes;
  • Escrever textos em poesia ou prosa convincentes;
  • Resolver equações;
  • Criar planejamentos e roteiros de viagens completos para qualquer lugar do mundo;
  • Dar a receita e/ou modo de preparo do seu prato favorito.

A própria utilização da ferramenta também é muito simples e você consegue uma resposta em poucos cliques usando um computador, celular ou tablet para acessá-lo.

Como acessar o ChatGPT

A ferramenta que possui uma versão paga e gratuita e depende unicamente de conexão de internet. Basta acessar o site da OpenAI e fazer o cadastro com um e-mail válido. Confira o passo a passo abaixo:

É importante dizer que ainda não existe um aplicativo do ChatGPT. Por isso, caso queira usá-lo em um smartphone, você pode acessá-lo pelo próprio navegador.

Como usar o ChatGPT

Primeiramente, para usar o Chat GPT em português, insira um comando (também conhecido como “prompt”) como “Fale comigo em português” ou “Podemos falar em português?” logo no início da interação, e a Inteligência Artificial entenderá que as respostas devem ocorrer no idioma desejado.

A ferramenta é bastante fácil de usar e funciona como uma conversa de WhatsApp ou aplicativo de mensagem. Para enviar sua mensagem, basta digitá-la no quadrado “Send a message’, apertar a seta da direita e a resposta é dada em poucos segundos.

Para obter respostas precisas e rápidas, é importante seguir algumas dicas:

  • Seja objetivo: formule sua solicitação de forma sucinta.
  • Evite perguntar sobre eventos muito recentes, pois a versão gratuita do ChatGPT possui dados até 2021, não sendo atualizado em tempo real.
  • Caso o sistema não compreenda sua solicitação, tente reformulá-la.
  • Evite o uso excessivo de metáforas, expressões idiomáticas ou gírias.
  • Utilize expressões objetivas e comandos de ação, como “como fazer”, “quando”, “o que é”, “liste” etc.

A seguir, trouxemos quatro ações comuns do dia a dia nas quais a plataforma pode te auxiliar:

Como fazer cálculos no Chat GPT

É só digitar a expressão matemática desejada e pronto: o ChatGPT vai te fornecer, em poucos segundos, o resultado. Isso vale para conversão de unidades, operações financeiras complexas, equações de primeiro, segundo e terceiro grau e cálculos probabilísticos.

No exemplo abaixo, fizemos uma pergunta direta e a ferramenta rapidamente trouxe uma resposta:

Quando o cálculo é mais complexo, além de responder, o ChatGPT também explica o raciocínio lógico até a resposta:

Por fim, testamos um cálculo de conversão de unidades.

Não se esqueça: antes de usar o resultado, confirme se o cálculo está correto.

Como pedir conselhos ao ChatGPT

O ChatGPT fornece insights e sugestões úteis para dúvidas do dia a dia. Você pode perguntar sobre temas relacionados à gestão de tempo, atividades de relaxamento e qual roupa usar de acordo com o clima da sua cidade, por exemplo.

Vai viajar e não teve tempo de se programar? O ChatGPT te ajuda a planejar toda a sua viagem, com roteiros e dicas de passeios para qualquer lugar do mundo.

Ou, talvez, você tenha se mudado há pouco tempo e ainda está descobrindo como se deslocar na nova cidade.

Como preparar pratos e refeições com a ajuda do ChatGPT

Não sabe como ou o que fazer com os ingredientes que tem na geladeira? O ChatGPT também pode te indicar receitas e pratos que se adequam aos ingredientes que você tem disponíveis. Basta inserir no campo da mensagem os ingredientes que você possui e/ou o prato que deseja preparar e a plataforma te mostrará como fazê-lo.

Por exemplo: nós testamos perguntar quais receitas são possíveis de fazer usando batata e cenoura e a ferramenta sugeriu sopa de legumes, purê de batata e cenoura e uma torta. O preparo também foi informado.

Se preferir, você pode pedir mais detalhes sobre uma receita que já está preparando. Veja o exemplo:

Viu como é fácil?

Vale destacar que, para obter informações confiáveis e seguras, é altamente recomendado que os usuários busquem fontes adicionais, tais como sites especializados, jornais de renome, órgãos oficiais e universidades. Essas fontes complementares podem fornecer dados mais atualizados, bem como diferentes perspectivas sobre os tópicos discutidos no ChatGPT.

Ao utilizar o ChatGPT como uma ferramenta de suporte, os usuários podem aproveitar seus benefícios e recursos inovadores, mas devem estar cientes de suas limitações. A busca de conhecimento deve ser uma jornada contínua, guiada pela curiosidade e pela necessidade de confiabilidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo com seus amigos e colegas para que eles também possam se beneficiar dessa ferramenta. Juntos, podemos explorar o potencial do ChatGPT e continuar aprendendo e inovando em um mundo cada vez mais digitalizado.

Experimente o ChatGPT e descubra uma infinidade de possibilidades que podem facilitar o seu dia a dia.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar