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Última atualização: 22/03/24 às 02:03

A Black Friday é um evento anual de compras com descontos e promoções, que acontece em novembro e é amplamente reconhecida pelo consumidor pelas ofertas em lojas físicas e online. 

A Black Friday, um dos eventos de compras mais aguardados do ano, é uma oportunidade para consumidores encontrarem descontos em uma variedade de produtos. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela MField, empresa especializada em estratégias de ativação de influenciadores e conteúdo nas redes sociais, 56,7% dos brasileiros focarão em lojas online para aproveitar as ofertas em 2023. 

Se essa também é sua intenção, é importante que você faça suas compras com segurança.

Neste artigo, vamos abordar algumas das táticas mais comuns usadas por fraudadores e como você pode se manter seguro ao realizar suas compras online durante esse período.

1. Verifique a autenticidade do site

Um dos golpes mais comuns na Black Friday envolve a criação de sites falsos que imitam lojas legítimas. Essas plataformas costumam oferecer produtos a preços muito abaixo dos concorrentes para atrair compradores desavisados. 

Para não cair nesse golpe, é importante que você tome as seguintes medidas de proteção:

  • Verifique se a URL, o endereço de uma página na internet, está escrita corretamente, sem erros de ortografia ou caracteres estranhos.
  • Observe se o site usa “https://” em vez de “http://”. O “https” indica uma conexão segura para você navegar e fazer suas compras.
  • Pesquise sobre a empresa dona do site. Procure por informações de contato, endereço físico, número de telefone e revisões de clientes. Sites legítimos geralmente fornecem essas informações.
  • Cheque se o site possui uma política de privacidade e termos de uso facilmente acessíveis. Sites legítimos geralmente têm essas informações disponíveis.
  • Fique atento a ofertas que parecem boas demais para serem verdade. Preços significativamente mais baixos do que em outras lojas, por exemplo, podem ser um sinal de fraude.
  • Por fim, observe se a loja online apresenta erros de gramática e imagens com baixa resolução. Sites falsos muitas vezes têm uma aparência mais amadora em comparação a sites legítimos.

2. Tome cuidado com os e-mails de Phishing

E-mails de phishing são envios de mensagens falsas disfarçadas de comunicações verdadeiras de empresas. Durante a Black Friday, essa tática é usada para atrair os consumidores com ofertas enganadoras.

Existem pistas que podem ajudar você a reconhecer essas mensagens enganosas:

  • Desconfie de e-mails que solicitam informações pessoais, como senhas ou números de cartão de crédito.
  • Links de phishing geralmente levam a sites falsos, portanto, o ideal é não clicar. Do mesmo modo, evite abrir anexos de e-mails desconhecidos. Alguns anexos podem conter malware, software malicioso criado para danificar, infectar ou roubar informações de sistemas e dispositivos.
  • Configure a autenticação em dois fatores para suas contas online para adicionar uma camada extra de segurança.
  • Comunique e-mails de phishing ao seu provedor de serviços de e-mail e, se possível, à empresa ou instituição que os golpistas estão fingindo ser.

3. Desconfie de descontos muito atrativos

Ofertas de produtos com valores muito baixos durante a Black Friday podem estar relacionadas a golpes financeiros. Para se proteger contra esse golpe, é importante que você considere as seguintes dicas:

  • Compare preços do produto que deseja comprar em diversas lojas.
  • Avalie se os produtos são falsificados, ilegais ou de qualidade inferior. Pesquise a empresa para garantir que seja confiável, verificando, por exemplo, se há avaliações no Reclame Aqui, Google e Facebook.
  • Dê preferência a lojas reconhecidas. Marcas com boa reputação têm menos probabilidade de oferecer descontos falsos.
  • Sempre leia os detalhes da oferta, incluindo as letras miúdas. Alguns descontos podem estar condicionados a determinadas compras, datas específicas ou restrições.
  • Desconfie de promoções relâmpago com tempo limitado. Alguns vendedores usam esse truque para criar uma sensação de urgência, fazendo com que os consumidores ajam sem pensar.

4. Avalie o preço do frete 

Comprar online e se deparar com um custo de frete mais caro do que o próprio produto é uma situação frustrante que pode parecer um golpe ou uma prática comercial injusta. 

Algumas empresas podem oferecer descontos aparentemente generosos e, em seguida, compensar o valor do desconto com altos custos de envio. Essa estratégia pode fazer com que a oferta pareça mais atraente do que realmente é. 

Em vez de se concentrar apenas no valor do produto, calcule o preço total, incluindo frete e compare com os preços em outras lojas para avaliar se a oferta é realmente vantajosa.

Além disso, revise atentamente todas as informações fornecidas pelo vendedor, incluindo as políticas de frete e devolução. Procure cláusulas que possam revelar custos ocultos. Por fim, avalie se vale a pena pagar um custo de envio mais alto. 

Lembre-se de que a transparência nas práticas de preços é uma característica de vendedores confiáveis. Lojas que usam táticas enganosas podem prejudicar sua reputação a longo prazo. 

5. Fique atento à mudança de preço no carrinho de compras

Nesse caso, a loja pode se aproveitar da pressão do tempo para incitar os consumidores a agir rapidamente. 

Nessa situação, os anúncios, muitas vezes, incorporam contadores regressivos para criar senso de urgência, de modo que, na pressa de aproveitar a oferta, o cliente acaba pagando um valor diferente do anunciado. E isso só é percebido depois da compra.

Para evitar ser pego nessa situação, é essencial manter registros claros da oferta, incluindo capturas de tela do anúncio original e conteúdo do carrinho de compras. Essas evidências são fundamentais para reivindicar seus direitos como consumidor. 

Mesmo com a pressão do senso de urgência, evite fazer compras apressadas. Analise os preços no carrinho de compras antes de confirmar o pedido. Se o valor mudar repentinamente, considere se a oferta ainda é vantajosa.

Procon: o aliado dos direitos do consumidor na Black Friday

O Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) desempenha um papel fundamental em toda cadeia de compra e venda no Brasil. Além de proteger os consumidores, ele visa garantir que as empresas sigam as regulamentações e práticas comerciais éticas. 

Durante a Black Friday, o órgão assume um papel ainda mais importante devido ao aumento significativo das compras online e às promoções intensas que podem resultar em problemas para quem compra.

Por isso, caso você desconfie de golpes ou tenha problemas durante as compras, abrir uma reclamação no Procon é um passo fundamental para proteger seus direitos como consumidor e resolver problemas com produtos ou serviços adquiridos. 

Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha adquirido um produto ou serviço de uma empresa pode recorrer ao Procon da sua respectiva região. É importante ter em mãos um documento pessoal com foto e dados da empresa da qual deseja fazer a reclamação (nome, CNPJ e endereço).

Também é preciso ter todas as informações relativas ao produto ou serviço (nota fiscal, modelo e prints da compra) e provas das tentativas de resolver o problema com a empresa (protocolos de atendimento, conversações por e-mail, etc).

Para encontrar o Procon mais próximo a você, basta acessar o Portal do Consumidor e clicar no link do estado ou município onde você reside. O site disponibiliza informações como endereço, página oficial do órgão e telefone para contato.

Após a submissão da reclamação, o Procon registrará o caso e iniciará o processo de resolução. Você deve acompanhar o andamento da reclamação pelo site e responder às solicitações do órgão, se for necessário.

Casos que o Procon pode resolver

O Procon pode intervir e ajudar a resolver uma variedade de problemas durante compras online. Os mais comuns são:

  • Produtos com baixa qualidade, defeitos ou que apresentam segurança inadequada.
  • Cobrança de taxas indevidas.
  • Propaganda enganosa ou ofertas que não são cumpridas conforme anunciado.
  • Negativa ou recusa da devolução, ou restituição de valores pagos por produtos adquiridos online.
  • Atrasos ou não entrega de produtos.
  • Questões envolvendo cartões de crédito, incluindo taxas de juros e cobranças indevidas.
  • Problemas relacionados ao atendimento ao cliente (SAC) de empresas que afetam a satisfação do consumidor.

Vale dizer que o atendimento nos postos do Procon é gratuito. Se, mesmo após a intervenção do órgão, o problema não for resolvido, você pode considerar ingressar com uma ação de pequenas causas no Juizado Especial Cível (JEC).

Além disso, no Brasil, existem delegacias especializadas em crimes cibernéticos, incluindo fraudes em sites, vendas de produtos ilegais e roubo de dados, como cartão de crédito.

Verifique a existência desses locais próximos a você. Caso não haja um em sua cidade ou região, procure a delegacia mais próxima de sua residência e faça um boletim de ocorrência.

Proteja-se dos golpes na Black Friday: esteja alerta e compre com consciência

Na época da Black Friday, quando as ofertas e descontos são tentadores, é vital que você esteja alerta para evitar cair em golpes. 

Verificar a autenticidade dos sites, pesquisar preços, manter-se informado sobre os principais tipos de golpes e contar com a assistência de órgãos como o Procon é estar em consonância com seus direitos e interesses financeiros.

À medida que a Black Friday se torna cada vez mais digital, a vigilância e a educação dos consumidores são ferramentas essenciais para garantir que suas compras sejam seguras e vantajosas. 

Afinal, aproveitar as ofertas deve ser uma experiência satisfatória, não uma fonte de preocupação. 

Gostou deste artigo? Compartilhe com outras pessoas que precisam conhecer essas informações para não cair em golpes e aproveitar o melhor das ofertas.

 

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