Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 30/01/24 às 04:01

Janeiro Branco é uma campanha dedicada a promover a saúde mental por meio do incentivo a atividades voltadas para o bem-estar psicológico das pessoas.

O primeiro mês do ano é um período de reflexão para muitas pessoas. Nessa época, é natural que pensemos sobre nossa trajetória de vida, e é crucial considerar o impacto que o uso da internet tem nas nossas relações, uma vez que a conectividade desempenha um papel significativo em nossas vidas.

A interseção entre saúde mental e o mundo online é um tema que merece atenção, e a Alares está comprometida em fomentar a conscientização sobre a importância do cuidado e do uso consciente da internet para o equilíbrio emocional. 

Assim, neste artigo, além de explorar o significado do Janeiro Branco, discutiremos a relação entre saúde mental e o uso da internet, oferecendo dicas valiosas sobre como cultivar o bem-estar emocional no cotidiano.

Qual é o significado do Janeiro Branco?

Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão, o Janeiro Branco nos encoraja a pensar sobre mudanças positivas e a aceitar os ciclos da vida com sabedoria e resiliência.

De acordo com a cartilha publicada pela Universidade Federal do Delta do Paraíba, a campanha tem como objetivo fazer as pessoas refletirem sobre a importância da saúde mental, destacando a necessidade de prestar mais atenção a esse aspecto da vida e promover uma cultura que valorize o cuidado emocional. E desse cenário também faz parte nossa vida online.

Afinal, a internet pode interferir na nossa saúde mental de diversas formas, principalmente quando estamos constantemente expostos a redes sociais e padrões de comportamento e imagem que podem interferir na nossa autoestima, por exemplo.

Pensando nisso, é essencial que você esteja ciente desses impactos e adote práticas equilibradas, estabelecendo limites saudáveis e buscando apoio quando necessário, como mostraremos a seguir.

Como cuidar da saúde mental na internet

Você sabia que cuidar da saúde mental na web também deve fazer parte da sua rotina de cuidados? Confira algumas dicas de como usar a internet de forma saudável:

  • Estabeleça limites de tempo online. Na prática, isso significa definir períodos específicos para acessar sites e aplicativos, inserindo pausas regulares para desconectar-se. 
  • Faça uma seleção criteriosa dos conteúdos que você deseja consumir e compartilhar. Evite o excesso de notícias negativas e filtre as informações que você posta em suas redes sociais. 
  • Fomente uma presença online positiva promovendo conteúdo construtivo e evitando comparações com o que outras pessoas postam.  

Por fim, participe de comunidades positivas, crie uma rotina offline e desconecte-se quando necessário. 

Lembre-se de que a internet pode ser uma ferramenta valiosa, mas é importante usá-la de maneira consciente e equilibrada para preservar sua saúde mental. 

Dicas para um equilíbrio saudável entre mundo digital e offline

Investir em atividades offline podem ajudar a manter o foco na sua saúde mental. No próximo tópico, traremos alguns exemplos de medidas que permitem o equilíbrio entre a vida dentro e fora da internet.

Priorize o sono

Estabeleça uma rotina de sono regular para começar o ano com a saúde mental em dia. Evitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir também contribui para uma noite reparadora.

Pratique exercícios físicos regularmente

Inclua atividades físicas que sejam do seu agrado na rotina semanal. A prática regular de exercícios, além de ser benéfica para a saúde física, libera endorfina e outras substâncias que melhoram o humor.

Para criar uma rotina saudável de exercícios físicos e ter mais qualidade de vida, você pode contar com o Bit Trainers, plataforma de exercícios físicos disponível em alguns planos de internet Alares.

Mantenha uma alimentação balanceada

Evite excessos e esteja atento aos impactos que a alimentação pode ter na sua energia e disposição ao longo do dia. Se for necessário, agende uma consulta com um profissional de nutrição para que ele prescreva uma dieta com base nas suas necessidades.

Estabeleça limites nas relações 

Ao estabelecer limites, você terá um ambiente mais saudável e harmonioso, com o cultivo de relações significativas e duradouras. 

No trabalho, é importante definir claramente horários e responsabilidades. Evite sobrecargas, respeite os horários de descanso e aproveite os dias de folga para investir no seu lazer.

Na família e entre amigos, aprenda a estabelecer limites e manter um diálogo aberto sobre suas necessidades individuais, respeitando o espaço e a autonomia de cada membro. 

Pratique meditação

Reservar alguns minutos diariamente para se concentrar no momento presente pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar físico e mental. Os aplicativos de meditação podem ser seus aliados nessa prática.

Lembre-se de que, ao meditar, você cultiva sentimentos de compaixão, empatia e conexão social. 

Realize metas pessoais

Dedicar tempo a atividades que proporcionem prazer e relaxamento é uma maneira eficaz de manter o equilíbrio emocional. 

Aproveite o Janeiro Branco para matricular-se naquela escola de música ou dança que você sempre desejou, aprender a desenhar, fotografar ou a investir em outros hobbies que trazem bem-estar.

Saiba mais em Metas SMART: o que são e como colocar em prática

Busque apoio profissional

Reconhecer a importância do suporte profissional em questões de saúde mental é uma atitude valiosa. Não hesite em procurar a ajuda de um psicólogo ou terapeuta se sentir necessidade de apoio especializado.

Se for necessário, faça psicoterapia. Caso o tempo esteja apertado, a dica é agendar sessões online, pois elas permitem horários flexíveis e que se adaptam à sua rotina.

Evite o isolamento social

Mesmo em um mundo digital, é importante buscar interações sociais significativas. O isolamento social pode impactar negativamente a saúde mental, portanto, mantenha-se conectado a outras pessoas com ou sem a ajuda da internet.

Para isso, interaja pessoalmente com outras pessoas, marque passeios com amigos e conheça lugares novos. Também esteja aberto a fazer novas amizades!

Caso você não esteja próximo fisicamente das pessoas mais importantes da sua vida, videoconferências por aplicativos, como Google Meet e Facetime, são boas opções para manter contato com aqueles que te fazem bem. 

As interações positivas e a troca de experiências contribuem para o fortalecimento do apoio emocional. 

Crie o hábito de ler

Investir tempo na leitura de livros estimula a reflexão, permitindo que você amplie seu autoconhecimento de maneira significativa. Se você ainda não tem o hábito de ler, comece por contos ou crônicas, que são histórias mais curtas.

À medida que a prática se torna mais natural, você pode explorar outros gêneros, como romances e trilogias. Com a Skeelo, plataforma de e-book e audiobook parceira da Alares, você pode ler ou ouvir seus livros em qualquer lugar e explorar diversos gêneros e autores em poucos cliques.

Ter um espaço dedicado à leitura contribui para tornar essa experiência mais agradável. Por isso, escolha um local confortável, bem iluminado e livre de distrações. 

Escreva sobre seus sentimentos

A expressão de sentimentos por meio de um diário pessoal pode ajudar você a melhor explorar e compreender suas emoções. Escreva livremente, sem se preocupar com formalidades gramaticais ou estruturas rígidas.

Outra abordagem é escrever cartas não enviadas, dirigidas a si mesmo, a outras pessoas ou até mesmo a emoções específicas. Essas cartas servem como um meio seguro para externalizar determinados sentimentos não expressos. 

A prática de escrever poemas ou poesias é outra maneira artística de comunicar sentimentos, já que permitem uma expressão simbólica que transcende as barreiras da linguagem convencional.

Assista a filmes para relaxar

As plataformas de streaming de filmes contribuem para a redução do estresse e da ansiedade, uma vez que proporcionam uma pausa necessária para você recarregar suas energias no dia a dia.

Além disso, elas oferecem conteúdos que estimulam a criatividade e a inspiração, proporcionando um ambiente propício à reflexão. Em alguns filmes, por exemplo, você pode se identificar com personagens que enfrentam adversidades, encontram resiliência e alcançam crescimento pessoal. 

Essas narrativas podem servir como fontes de motivação, encorajando você a enfrentar seus próprios desafios com determinação e esperança. 

O Janeiro Branco nos inspira a viver com equilíbrio o ano inteiro 

Aproveite a campanha Janeiro Branco para cuidar do seu bem-estar e buscar o equilíbrio entre atividades digitais e presenciais o ano inteiro.

Para a construção de uma vida mentalmente saudável, reserve momentos para desconectar, respirar e se reconectar com o mundo ao seu redor. 

Leia também: Setembro Amarelo: precisamos falar sobre internet e saúde mental

Gostou deste artigo? Compartilhe com outras pessoas e ajude a Alares a incentivar as pessoas a irem além com os cuidados relacionados à saúde mental. 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar