Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 05/12/23 às 11:12

Um aplicativo para meditação é uma ferramenta digital projetada para oferecer orientação e suporte em práticas meditativas.

Em um cenário onde a vida se desenrola em ritmo acelerado, acompanhada pelo estresse constante, investir em métodos eficazes para relaxar corpo e mente pode ser uma ótima alternativa para levarmos uma rotina mais leve.

Um desses métodos é a meditação, que proporciona uma pausa tranquila e necessária no dia a dia agitado. Neste artigo, você descobrirá como essa prática surgiu e quais são os benefícios que ela oferece.

Além disso, selecionamos alguns tipos de meditação disponíveis e trouxemos dicas que podem ajudar você a escolher o aplicativo de meditação ideal com base nos seus objetivos. Boa leitura!

O que é meditação e quando essa prática surgiu?

A meditação é uma técnica que as pessoas usam para ter atenção no momento presente por meio do foco em um objeto específico, como respiração, som, imagem ou pensamento. 

De acordo com pesquisa divulgada, em 2021, pela Universidade Federal da Paraíba, o ato de meditar surgiu na Ásia e estava ligado ao Budismo, religião que usa práticas de atenção plena para alcançar a compreensão da existência.

No século XXI, a era digital facilitou o acesso à meditação, com aplicativos guiando usuários em práticas variadas, tornando possível que as pessoas utilizem a técnica no dia a dia.  

Benefícios da meditação

A prática regular da meditação é associada a uma variedade de vantagens para nossa saúde mental e física. Embora os resultados possam variar de pessoa para pessoa, os benefícios comuns relatados, de acordo o Portal da Saúde do Ministério Público da União são os seguintes:

1. Redução do estresse

Meditar regularmente ajuda a diminuir a resposta do corpo ao estresse e promove uma sensação geral de calma. Muitos praticantes relatam uma melhoria no humor e no desenvolvimento de uma visão mais positiva da vida.

Leia também: Síndrome de Burnout: quais os sintomas e como tratá-la

2. Aumento da concentração 

A meditação requer foco e atenção, o que pode resultar em melhorias na capacidade executar tarefas específicas, performance e produtividade.

3. Melhoria do sono

A atenção plena, também conhecida como mindfulness (prática de meditação que envolve estar presente no momento atual), por exemplo, pode ajudar a acalmar a mente e reduzir os padrões de pensamento repetitivos que podem interferir no sono. 

4. Aumento da autoconsciência

Ao meditar, podemos ter uma compreensão mais profunda dos nossos pensamentos, sentimentos e padrões de comportamento, o que favorece maior capacidade de lidar com a ansiedade, autocobrança, entre outros desafios.

Vale dizer que os benefícios da meditação aumentam ao longo do tempo com a prática consistente. Além disso, tenha em mente que ela é apenas uma parte de um estilo de vida saudável e não a única solução para todas as questões relacionadas à saúde mental e física.  

Tipos de meditação

A busca pela tranquilidade interior e equilíbrio mental possibilitou a criação de uma variedade de abordagens para a meditação, cada uma com suas técnicas distintas e benefícios únicos. Veja quais são os principais tipos de meditação:

Meditação guiada

Na meditação guiada, um instrutor ou uma gravação direciona a mente do praticante por meio de visualizações e instruções verbais. Essa abordagem é especialmente útil para iniciantes, pois fornece orientação para focar a mente e relaxar o corpo.

Por exemplo, durante uma meditação guiada, podemos ser conduzidos a imaginar um ambiente tranquilo, como uma praia ou uma floresta, enquanto nos concentramos na respiração para alcançar um estado mais calmo.

Aplicativo de meditação guiada

O aplicativo Sense: Meditação Guiada, disponível para Android, oferece uma variedade de práticas de meditação que atendem às necessidades de usuários que buscam melhorar o sono, concentração, reduzir o estresse e aumentar a consciência.

Além de meditações guiadas por voz, ele conta com recursos sonoros calmantes, incluindo sons da chuva, ondas do mar, pássaros, entre outros. Além disso, o aplicativo incorpora afirmações diárias para sucesso e bem-estar. 

Você também pode explorar as funcionalidades personalizadas para fazer anotações sobre como você está se sentindo, além de cursos e dicas de saúde emocional.

Mindfulness

O mindfulness, uma técnica de atenção plena, envolve focar, de maneira consciente, no momento presente. Em vez de deixar a mente divagar, o praticante concentra-se em observar pensamentos, sentimentos e sensações sem julgamento. 

Isso implica focar totalmente no agora, sem ficar preso a eventos passados ou preocupado com o futuro. Essa prática incentiva uma aceitação do presente, sem rotular as experiências como positivas ou negativas. 

Observar os pensamentos à medida que surgem, sem se envolver emocionalmente, é uma característica marcante do mindfulness, o que promove uma relação mais equilibrada com o fluxo de pensamentos.

A prática não se limita apenas à meditação formal. Pode ser integrada às atividades diárias, como comer, caminhar ou realizar tarefas domésticas. O importante é gerenciar esses momentos, voltando a atenção total para eles.

Aplicativo de meditação mindfulness

Um exemplo de aplicativo de meditação mindfulness é o Lojong. Com comandos em língua portuguesa, ele proporciona aos usuários uma jornada de relaxamento e cultivo da felicidade genuína, tudo com apenas alguns minutos por dia. 

O app é conhecido por tornar a prática da meditação acessível, tanto para iniciantes quanto para aqueles que desejam aprimorar sua rotina diária. Isso porque ele adota uma abordagem progressiva, permitindo que os usuários avancem em sua jornada gradualmente, adaptando-se ao seu ritmo e necessidades.

O Lojong é pago e está disponível para iOS e Android. Você tem a opção de testar gratuitamente por 7 dias antes de efetivar a assinatura.

Raja Yoga

O Raja Yoga, também conhecido como Yoga Real ou Yoga do Controle Mental, se concentra no desenvolvimento do controle total da mente.

A prática da meditação em Raja Yoga envolve encontrar um lugar tranquilo, sentar-se confortavelmente e manter os olhos abertos, focando em um ponto específico. 

Os praticantes retiram seus sentidos do ambiente ao redor, concentrando-se na respiração ou em um objeto visual. O incentivo a pensamentos pacíficos e afirmações positivas é incorporado para fortalecer a prática.

É importante que você saiba que o Raja Yoga não está relacionado às posturas físicas (asanas) do yoga. Trata-se de uma meditação focada na consciência do momento presente.

Aplicativo para praticar Raja Yoga

Desenvolvido pela Brahma Kumaris, organização global que dissemina a Raja Yoga, o Medita BK, inclui um curso online de Meditação Raja Yoga e fornece insights destinados à prática avançada da meditação.

O aplicativo também disponibiliza informações sobre eventos e notícias relacionadas à Brahma Kumaris, além de canções de meditação e músicas projetadas para a prática, pensamentos, artigos e vídeos inspiradores.

Disponível para Android e iOS, o Medita BK é gratuito.

Como escolher o melhor aplicativo de meditação

A escolha de um aplicativo de meditação requer uma avaliação personalizada, guiada pelos objetivos individuais e preferências de cada praticante. Diante das opções disponíveis, é importante considerar os seguintes fatores:

Objetivos pessoais

Ao selecionar um aplicativo de meditação, é essencial alinhar seus objetivos pessoais. Se o foco for gerenciar o estresse, escolha práticas de meditação mindfulness. 

Para aprimorar a clareza mental, opte por técnicas de concentração, como a meditação com mantras. Por fim, se deseja promover a saúde física e mental, a Raya Yoga é mais indicada.

Duração das sessões

Ao escolher um app de meditação, também analise se a duração das sessões estão de acordo com o seu tempo disponível. Para momentos corridos, apps que oferecem práticas curtas, como a meditação de respiração, são ideais. 

Se tiver períodos mais longos, explore sessões profundas, como a meditação transcendental.

Avaliações

Antes de escolher uma prática, considere as avaliações de outros usuários. Experiências positivas indicam eficácia do aplicativo. Portanto, preste atenção aos comentários e notas disponíveis na Google Play e App Store.

Recursos adicionais

Explore aplicativos que ofereçam recursos além da meditação básica. Verifique se o app disponibiliza um diário para você escrever como se sente ao longo da prática meditativa.

Você também pode avaliar se o aplicativo oferece outros conteúdos, como receitas para uma alimentação mais saudável, frases motivacionais, entre outros.

Experimente versões gratuitas ou períodos de teste para avaliar a eficácia da prática em relação aos seus objetivos. Isso garante que os recursos disponíveis sejam compatíveis com suas necessidades.

Interface de usuário e suporte ao cliente

Escolha plataformas com interfaces intuitivas. Uma navegação simples e uma apresentação clara das instruções contribuem para uma experiência mais agradável e eficaz.

Por fim, avalie se o aplicativo oferece suporte ao usuário adequado. Caso surjam dúvidas ou dificuldades durante a prática, é essencial contar com um especialista para ajudar você em sua jornada tranquila na meditação.

A meditação, uma ferramenta poderosa para relaxar corpo e mente, está agora ao alcance das pontas de dedos, graças à conveniência oferecida pelos aplicativos especializados. 

Sua jornada para uma mente mais tranquila começa agora

A Alares se preocupa com a saúde mental das pessoas em uma era de hiperconectividade e reconhece que a qualidade da conexão começa com a saúde e a autoconsciência. 

Em um mundo digitalmente intenso, sabemos da importância de momentos offline para priorizar o bem-estar emocional. 

Pronto para dar o primeiro passo em direção a uma vida mais calma e centrada? Compartilhe este artigo com outras pessoas para que elas também possam escolher um aplicativo de meditação com base em suas necessidades.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar