Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 22/03/24 às 01:03

Reality show é um gênero audiovisual que retrata situações reais de participantes comuns em desafios competitivos, interações sociais ou transformações pessoais.

Seja em competições, desafios de sobrevivência, gastronomia ou mudança de estilo de vida, os reality shows têm proporcionado experiências únicas aos participantes e, principalmente, a quem assiste.

E isso pode ser comprovado pela  pesquisa realizada em 2022 pela Mindminers e compartilhada pela Meio e Mensagem, que revelou o seguinte dado: 89% dos brasileiros já assistiram a algum reality show porque gostam de acompanhar programas que apresentam situações reais.

Por isso  que, além do entretenimento, esse tipo de programa pode trazer uma série de aprendizados. Continue a leitura para descobrir 05 habilidades que quem assiste a um reality show pode desenvolver ao se inspirar na dinâmica e nos participantes do jogo.

1. Gestão emocional

Uma das coisas que podemos aprender com reality shows é a capacidade de interagir com pessoas de diferentes personalidades. O programa De Férias Com o Ex, do Paramount+, em que solteiros passam férias em uma casa de praia com seus respectivos ex, é um exemplo de gestão emocional.

Nesse tipo de programa, podemos obter lições sobre como  lidar com conflitos e, a partir do nosso comportamento e o de outra pessoa, aprender a gerenciar nossas próprias emoções.

2. Trabalho em equipe

Se você já assistiu a algum episódio de Cake Boss, que mostra a rotina do confeiteiro Buddy Valastro, deve ter percebido que o programa ensina uma série de lições que vão além da gestão de um negócio.

O reality show nos ensina a trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns. Nesse caso, podemos observar que a capacidade de se expressar, ouvir e negociar é fundamental para resolver conflitos e influenciar os demais. 

Aprender a colaborar com os outros, agir rapidamente, adaptar-se a situações inesperadas e estar disposto a firmar e desfazer parcerias quando necessário são habilidades que podemos aprender com esse tipo de programa.

3. Pensamento estratégico

Para quem deseja sair do convencional e desenvolver pensamentos mais estratégicos, a dica é assistir ao reality Nathan For You, disponível no Paramount+, em que o administrador Nathan Fielder ajuda pequenas empresas a lucrarem.

Com o programa, podemos aprender a criar soluções criativas para desafios enfrentados pelos empreendedores, levando em consideração uma série de fatores, como persuasão, diplomacia, e comunicação assertiva.

Seja parte da comunidade que vai além. Clique aqui e assine a Newsletter Indo Além!

4. Capacidade de resiliência

A resiliência dos participantes em programas como Quilos Mortais, que acompanha a rotina de pessoas obesas em busca de qualidade de vida, é uma lição a ser aprendida. 

Com o reality, podemos aprender como lidar com mudanças, superar momentos difíceis e demonstrar uma resiliência emocional notável por meio de novos comportamentos que geram oportunidades de crescimento.

5. Tomada de decisão sob pressão

Seja durante competições físicas ou desafios intelectuais, a pressão é uma constante para participantes de um reality show.

Ao acompanhar um reality show como The Challenge: USA, podemos aprender como manter o foco em determinada atividade, ao mesmo tempo em que devemos manter uma boa relação com outras pessoas em um ambiente restrito.

Além disso, o programa que pode ser assistindo no Paramount+ nos ensina a habilidade de permanecer calmo sob pressão. Em momentos de estresse intenso, manter a calma pode fazer toda a diferença. 

Inspire-se no reality show e aprimore suas habilidades profissionais e pessoais

Da próxima vez que você ligar a TV para assistir a um reality show, lembre-se de que o que você verá poderá ir além do entretenimento. Através da dinâmica do jogo, é possível notar que cada desafio enfrentado pelos competidores pode oferecer ensinamentos valiosos sobre como lidar com nossas dificuldades. 

Pronto para aprimorar suas soft skills? Alguns dos planos de ultravelocidade da Alares contam com plataformas de streaming onde você pode acompanhar reality shows e aprender sobre desenvolvimento humano.

Em nosso site, você pode conhecer mais sobre esse serviço e, se preferir, pode tirar dúvidas em relação a como acessar os aplicativos. Acesse agora mesmo e vá mais longe com conteúdos de qualidade.

 

Gostou do conteúdo? Assine a Newsletter Indo Além e receba em seu e-mail uma curadoria mensal de artigos do blog Indo Além.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar