Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 11/12/23 às 04:12

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia sem fio que oferece maior velocidade, eficiência e cobertura. Sua capacidade de suportar simultaneamente vários dispositivos em residências e empresas.

De acordo com uma pesquisa realizada, em 2023, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, instituição que monitora a adoção das tecnologias de informação e comunicação no país, 84% dos lares brasileiros têm acesso à internet.

Seja para acessar plataformas de streaming, fazer compras, estudar ou trabalhar remotamente, a qualidade de conexão é fator determinante para o melhor aproveitamento das atividades online.

E é nesse contexto que entram tecnologias que prometem aprimorar a experiência de conexão. Uma delas é o Wi-Fi 6.

O que é Wi-Fi 6

Wi-Fi 6 é a sexta geração de padrões de comunicação sem fio, também conhecida como 802.11ax. Ele sucede o Wi-Fi 5 e foi desenvolvido para melhorar o desempenho da internet em ambientes com vários dispositivos conectados. 

Em resumo, o Wi-Fi 6 opera em faixas de frequência sem fio e utiliza a tecnologia OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access). O OFDMA divide os canais de comunicação sem fio em subcanais menores, chamados tons, para permitir uma alocação mais eficiente de recursos, melhorar a eficiência espectral e aumentar a capacidade geral do sistema, potencializando assim a eficiência da comunicação sem fio.

Isso melhora significativamente a qualidade do sinal, permitindo uma transmissão mais eficiente e simultânea de dados para computadores, smartphones, Smart TVs, assistentes virtuais, entre outros equipamentos.

Quais são as vantagens do Wi-Fi 6?

O Wi-Fi 6 traz diversas melhorias em relação aos padrões anteriores, visando oferecer maior velocidade, eficiência e capacidade para atender às crescentes demandas das aplicações e dispositivos modernos, como você verá a seguir.

Internet mais rápida

O Wi-Fi 6 oferece maior largura de banda, permitindo taxas de transferência de dados mais rápidas em comparação com as gerações anteriores. Assim, você pode transferir arquivos com mais rapidez e assistir a conteúdos de streaming sem pausas.

Leia também: Cuidados e dicas com o seu modem e Wi-Fi

Mais dispositivos conectados

Essa tecnologia oferece uma notável vantagem em termos de capacidade para suportar um número significativamente maior de dispositivos conectados simultaneamente.

Isso é fundamental para atender às demandas de ambientes onde diversos aparelhos compartilham a mesma rede, como residências onde moram muitas pessoas, empresas, coworkings, entre outros espaços.

Melhor performance em locais movimentados

O Wi-Fi 6 apresenta vantagens significativas em ambientes onde várias pessoas usam a internet ao mesmo tempo.

A implementação do Orthogonal Frequency Division Multiple Access (OFDMA) é uma das características-chave do Wi-Fi 6, que contribui para a eficácia em ambientes movimentados. Trata-se de uma técnica usada na comunicação sem fio que serve para dividir a frequência em subcanais.

Ao dividir os canais de comunicação em subcanais menores, o OFDMA permite uma alocação mais eficiente de recursos. Isso reduz o congestionamento da rede, minimizando interferências e melhorando a eficiência geral da comunicação.

Menos atraso (delay)

A tecnologia do Wi-Fi 6 é ótima em cenários onde a comunicação em tempo real é essencial, como em jogos online e videoconferências. Com isso, a transmissão ao vivo fica mais fluida.

Melhor cobertura

Desenvolvido para proporcionar uma conexão mais estável, o Wi-Fi 6 proporciona aos usuários melhor cobertura, que é a capacidade da rede sem fio alcançar vários dispositivos, evitando sinais fracos. 

O Wi-Fi 6, por meio de técnicas como BSS Coloring (Basic Service Set Coloring) para redução de interferências e outras tecnologias, foi projetado para proporcionar uma conexão mais estável em ambientes com várias redes Wi-Fi, o que pode, indiretamente, melhorar a cobertura, principalmente em áreas urbanas densas, escritórios ou aeroportos, onde várias redes Wi-Fi operam próximas umas das outras

Wi-Fi 6: uma revolução na conectividade 

Como você notou, o Wi-Fi 6 trouxe mais inovação para as redes sem fio. Com uma internet mais rápida, capacidade de suportar mais dispositivos conectados, ele é a escolha certa em um mundo cada vez mais digital e interconectado.

Ao adotar o Wi-Fi 6, reforçamos nosso compromisso em trabalhar com soluções tecnológicas de ponta, com infraestrutura de rede capaz de atender às demandas atuais e futuras. 

Eleve sua experiência de conexão para o próximo nível com a Alares. Entre em contato conosco para saber quais são os planos de internet de ultravelocidade com Wi-Fi 6 disponíveis para sua região.  



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar