Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 27/09/23 às 09:09

Se você já enfrentou dificuldades em se conectar à internet enquanto trabalhava remotamente, assistia a sua série favorita ou jogava uma partida online com amigos, saiba que isso pode estar relacionado ao uso inadequado do seu modem, o dispositivo que leva a internet para a sua casa.

Neste conteúdo, você vai conferir dicas práticas para potencializar a sua conexão Wi-Fi, tendo alguns cuidados com o seu modem.

Cuidados com o modem

Você sabia que o local onde você coloca o seu roteador é instalado pode fazer a diferença na qualidade do seu sinal? Por isso, especialistas indicam sempre deixar o roteador em uma posição mais alta e livre de obstáculos para garantir um sinal de Wi-Fi mais forte.  Locais como gavetas, dentro de armários ou no chão devem ser evitados.

Outra dica importante é não colocar o roteador em cima ou embaixo de outros aparelhos eletrônicos, como DVDs e aparelho de tv por assinatura. Assim, além do superaquecimento, você também evita que o peso do outro aparelho o danifique.

Limpe o modem regularmente, removendo a poeira e outras impurezas acumuladas em sua superfície com um pano limpo e seco. Não utilize produtos químicos, objetos pontiagudos ou abrasivos, para evitar danos aos componentes internos.

Por fim, é indicado reiniciar o modem/roteador regularmente para garantir o bom funcionamento do dispositivo e evitar possíveis problemas de conexão.

Cuidados com o cabo de fibra óptica

Um cabo de fibra óptica é um tipo de cabo usado em telecomunicações para transmitir informações através de sinais de luz. Composto por uma ou várias fibras ópticas, filamentos de vidro ou plástico extremamente finos e flexíveis, ele é conectado atrás do aparelho de modem.

A fibra óptica é um material de alta tecnologia que não deve ser dobrado e puxado, pois isso pode danificar os filamentos do cabo, causando a perda de sinal.

Além disso, certifique-se de proteger os cabos de acesso dos animais de estimação, tendo em vista que eles podem roer e romper a fibra óptica, algo perigoso para a saúde do bichinho e que também resulta na interrupção do serviço.

Fique atento às interferências

Para prevenir quedas na conexão, é importante tomar cuidado com possíveis interferências no sinal do modem. Evite mudar o local, onde o modem foi posicionado no momento da instalação, principalmente, para próximo de outros equipamentos eletrônicos, espelhos, atrás de móveis ou próximo a outros roteadores. Equipamentos sem fio, como telefones sem fio, babás eletrônicas e dispositivos Bluetooth, ou redes Wi-Fi de vizinhos podem causar interferências na sua rede.

É recomendado preferir a conexão por cabo de rede sempre que possível para dispositivos como TVs, computadores e videogames. Essa conexão proporciona uma velocidade mais rápida e mais estabilidade em comparação ao uso do Wi-Fi.

Com esses cuidados, você potencializa a sua experiência com o Wi-Fi, reduzindo as interferências e aproveitando ao máximo a sua conexão de internet. Para conferir os nossos planos de internet disponíveis para a sua região, clique aqui.

Tags



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário

  1. Henrique disse:

    Adorei as dicas, não sabia da necessidade de reiniciar o modem regularmente. Existe alguma periodicidade ideal em que isso deve ser feito? Obrigado e continuam postando mais conteúdos! 😉

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar