Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 28/03/24 às 03:03

Um assistente virtual é um programa inteligente que pode conversar com você, responder perguntas, controlar dispositivos e lembrá-lo de compromissos.

De acordo com um estudo realizado pela Ilumeo, empresa de consultoria de dados e tecnologia, 67% dos brasileiros já recorreram a um assistente virtual para lidar com diferentes demandas do dia a dia. 

Isso comprova que a presença dessa tecnologia, seja em empresas ou residências, tem sido cada vez mais comum, especialmente com o surgimento da Internet das Coisas e do sistema de casa conectada.

A seguir, você entenderá o que é assistente virtual, quais são os principais tipos e como escolher o modelo ideal com base nas suas necessidades.

O que é um assistente virtual

O assistente virtual é um software projetado para  conectar e controlar uma variedade de dispositivos inteligentes através da rede Wi-Fi. Basicamente, ele funciona a partir de recursos de inteligência artificial.

Na prática, isso quer dizer que você pode usar a tecnologia para acender a luz, ligar a TV ou aumentar o seu volume, ouvir música, acionar a câmera de segurança, entre outros comandos.

Tipos de assistente virtual

Existem diferentes tipos de assistentes virtuais disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e funcionalidades, como você verá a seguir:

Assistentes de voz

Os assistentes de voz são dispositivos físicos equipados com tecnologia que entende comandos de voz e executa uma variedade de tarefas para facilitar nossa rotina. 

Esses dispositivos funcionam conectados à internet e geralmente estão integrados a uma plataforma de assistência virtual específica, como Amazon Alexa, Google Assistant ou Siri da Apple, e possuem várias funcionalidades:

  • Gerenciamento de tarefas: ajuda na organização e na produtividade. Por exemplo, você pode dizer: “Alexa, lembre-me de ligar para o médico amanhã às 10 horas”, e o assistente irá configurar o lembrete para você.
  • Controle doméstico inteligente:  por meio dele, é possível ligar e desligar luzes, ajustar a temperatura do ar condicionado, controlar eletrodomésticos, acionar câmeras de segurança, entre outras atividades.
  • Fornecimento de dados sobre o clima local, condições de trânsito, últimas notícias, horários de voos e muito mais, tudo com um simples comando de voz ou uma pergunta rápida. 
  • Reprodução de músicas de diversos serviços de streaming, como Spotify e Apple Music, além de podcasts, audiolivros e até mesmo contar piadas. 
  • Para quem gosta de culinária, alguns dispositivos fornecem receitas, criam listas de compras com base nos ingredientes e podem dar dicas enquanto você está cozinhando. 

Assistentes virtuais de chat

Os assistentes virtuais de chat são softwares que utilizam inteligência artificial para interagir com os usuários por meio de mensagens de texto. Eles podem estar presentes em aplicativos de mensagens, sites e redes sociais. 

Basicamente, esses assistentes entendem as perguntas e solicitações dos usuários para dar respostas relevantes e úteis.

Esse é o caso dos chatbots de SAC, que fornecem suporte instantâneo aos clientes de uma empresa que precisam tirar dúvidas, resolver problemas técnicos ou solicitar informações sobre produtos e serviços.

Outro exemplo é o assistente de compras online, disponível em sites e-commerce. Ele ajuda os usuários a encontrar produtos, fornecendo recomendações personalizadas com base em preferências de compra e histórico de navegação. 

Além disso, pode auxiliar no processo de compra, fornecendo informações sobre disponibilidade de estoque, opções de entrega e formas de pagamento.

Como escolher um assistente virtual

O que você espera de um assistente virtual? Esse é o primeiro passo a considerar antes de escolher o melhor modelo. Avalie suas necessidades, quantidade de dispositivos que deseja conectar e orçamento.

Se você já possui dispositivos domésticos inteligentes, certifique-se de que o assistente seja compatível com eles. 

Também é preciso analisar a compatibilidade com smartphones e tablets. Essas informações, geralmente, são encontradas na descrição do produto. 

Outra dica é comparar as especificações técnicas de cada modelo. Verifique os diferenciais em relação ao design, sensores, processador e áudio. 

Você também pode encontrar resenhas no YouTube e blogs de especialistas que testam assistentes virtuais e compartilham sua experiência de uso.

Maximize a eficiência do seu assistente virtual com internet de Fibra Óptica 

Como você notou, um assistente virtual pode melhorar a forma como organizamos nosso dia a dia. Mas, para que ele funcione corretamente, é importante investir em uma boa internet.

Afinal, ele poderá ser interligado a outros dispositivos inteligentes, o que demanda alto consumo de dados. 

Por isso, ao considerar a adoção de um assistente virtual em sua rotina, é importante contratar um plano de Fibra Óptica, que ofereça internet de ultravelocidade, que proporciona uma experiência sem falhas, mesmo em ambientes com múltiplos dispositivos conectados simultaneamente. 

Com a combinação dessas tecnologias de ponta que você encontra nos planos da Alares, você pode aproveitar todos os recursos do seu assistente virtual, sem atrasos ou interrupções. 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar