Selecione o seu estado/cidade

x
Última atualização: 09/02/24 às 04:02

Carnaval é uma festa cultural que reflete a alegria, criatividade e diversidade do povo brasileiro, transformando as cidades em centros de folia com blocos de rua, fantasias divertidas e uma atmosfera contagiante.

De Norte a Sul do país, o Carnaval, uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros, transcende fronteiras geográficas e culturais e movimenta o país, oferecendo experiências únicas em diferentes regiões. 

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo, em 2024, a busca por pacotes de viagens para o Carnaval aumentou em 114%. Entre os destinos mais procurados pelos turistas estão as capitais João Pessoa, Natal e Fortaleza, cidades que vão além com a ultravelocidade da Alares.

Se você está em busca de opções para se divertir, selecionamos algumas dicas de praias, gastronomia e bloquinhos para você cair na folia.

E se você não for viajar no Carnaval, também preparamos uma série de dicas para você curtir o feriado. Leia a seguir. 

Carnaval em João Pessoa 

João Pessoa, capital da Paraíba, é conhecida por suas praias paradisíacas, como Tambaú e Cabo Branco. A cidade também abriga a Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas e a Praia do Jacaré, um dos pores do sol mais famosos do país.

Já o Centro Histórico preserva construções antigas, como a Igreja de São Francisco. No quesito culinária, há restaurantes que servem pratos regionais, à base de carne de sol e macaxeira.

No Carnaval, João Pessoa abre espaço para um cenário de multiculturalismo que dá asas à irreverência e imaginação! 

Quem quer cair na folia com bloquinhos de rua, vai gostar do Muriçocas do Miramar. Suas apresentações nas Quartas-Feiras de Fogo, em alusão à Quarta-Feira de Cinzas, ocorrem no bairro de Miramar. 

O bloco ganhou destaque e se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba, sendo o segundo maior bloco de arrasto do Brasil, atrás apenas do Galo da Madrugada, em Recife, Pernambuco.

Além dos blocos tradicionais, conhecidos por suas fantasias criativas e música envolvente, a cidade também vai além e abraça manifestações menos convencionais, como o Bloco dos Atletas, criado para unir a paixão pelo esporte com a alegria do Carnaval. 

Seu propósito é convidar todos os atletas da cidade a deixarem temporariamente as academias para brincar nas ruas de Jampa. Durante o desfile, é comum encontrar foliões vestidos com roupas esportivas, exibindo a diversidade de modalidades que compõem a comunidade atlética da cidade. Aqui, aquela foto para engajar nas redes sociais está garantida.

Carnaval em Fortaleza

Fortaleza é famosa por suas praias deslumbrantes, como Iracema e Meireles, muito frequentadas por turistas do mundo todo, mas as atrações da Terra da Luz vão além do sol e do mar.

O Mercado Central é um ponto de referência para comprar artesanato local. Se você gosta de visitar casas de cultura, vai gostar de conhecer o Centro Dragão do Mar, que conta com um rico acervo de arte contemporânea e entretenimento. 

A culinária cearense destaca-se com pratos como caranguejo, peixes frescos e a deliciosa tapioca. Com seu clima tropical e alegria contagiante, Fortaleza é um destino encantador para quem busca cultura e, claro, muita folia de Carnaval.

Está em busca de blocos e festas à beira-mar? Não perca, então, o Pré-Carnaval, que acontece entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira semana de fevereiro. 

Uma das atrações do Pré-Carnaval é o Luxo da Aldeia, um dos principais blocos de rua da cidade, se destaca como um ícone representativo da rica tradição musical cearense e tem como missão preservar e celebrar a diversidade artística do estado.

Durante os desfiles, os foliões têm a oportunidade de curtir frevos, marchinhas, sambas e maracatus originais do Carnaval do Ceará, mergulhando na autenticidade da cultura local. 

Caso prefira uma mistura de sons e ritmos, com certeza, você vai se divertir com Os Alfazemas que, com sua sonoridade peculiar, conquistaram seu espaço no Carnaval de Fortaleza. 

Graças a um repertório que abraça o Brega-Romântico, o bloco entrega uma experiência única aos foliões, convidando-os a dançar e cantar ao som de sua música diversificada.

Se você estiver em dúvida sobre a melhor fantasia para usar nesses blocos, uma dica é acessar o Pinterest, rede social de compartilhamento de fotos, para se inspirar e arrasar nos looks.

Carnaval em Natal

Natal, capital do Rio Grande do Norte, encanta com suas paisagens paradisíacas e clima tropical. A Praia de Ponta Negra, por exemplo, é famosa por abrigar Morro do Careca e por sua vida noturna repleta de possibilidades.

Para quem gosta de aventura, é possível fazer passeios emocionantes de buggy pelas Dunas de Genipabu. Se você gosta de construções antigas e de conhecer a história dos lugares onde visita, vai gostar de conhecer o Forte dos Reis Magos. Vale a pena conhecer e registrar com muitas fotos.

Já a culinária local destaca-se com frutos-do-mar frescos e a tradicional carne de sol. Natal é um destino encantador que combina beleza natural, cultura e a hospitalidade do povo potiguar. 

Lá, a folia começa cedo, graças ao Carnatal, que movimenta a cidade. Patrocinado pela Alares, esse evento fora de época é realizado no mês de dezembro e se destaca ao oferecer uma experiência distinta dos tradicionais desfiles.

O espaço onde a festa é realizada se transforma em um cenário que remete a uma grandiosa micareta. Os trios elétricos, protagonistas desse espetáculo, arrastam multidões embaladas por músicas envolventes, criando uma atmosfera festiva única.

No período do Carnaval propriamente dito, Natal também oferece aos foliões experiências descontraídas por meio do famoso Suvaco Do Careca, que ressalta a irreverência e dá asas à imaginação ao tocar frevo, samba, marchinha e hits do momento.

Além disso, a cidade conta com a cerimônia de Escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, que destaca a elegância e simpatia de figuras representativas da festa.

Há ainda os desfiles das escolas de samba que, geralmente, ocorrem na semana seguinte ao Carnaval. 

Essas apresentações, repletas de cores, ritmos e narrativas envolventes, proporcionam ao público uma extensão da festividade, mantendo viva a tradição do samba e a representação cultural potiguar.

Séries para relaxar no Carnaval

Se o seu objetivo é de desconectar da folia, temos dicas de séries que você pode maratonar e se envolver com outros tipos de narrativa. Confira:

True Detective

No catálogo da HBO Max, a novidade é a 4ª temporada de True Detective: Terra Noturna. O enredo segue o desaparecimento misterioso de oito homens de uma estação de pesquisa em Ennis, Alasca, durante a “longa noite de inverno”. 

As detetives Liz Danvers (interpretada por Jodie Foster) e Evangeline Navarro (interpretada por Kali Reis) são encarregadas de resolver o caso, mas precisam superar atritos e segredos do passado para trabalharem juntas. 

O ambiente gélido e a paisagem implacável do Alasca adicionam uma camada adicional de desafios à investigação, enquanto as detetives enfrentam não apenas o mistério do desaparecimento, mas também suas próprias complexidades pessoais.

Classificação indicativa: 16 anos.

Halo

Disponível na plataforma de streaming Paramount +, a série Halo, ambientada no século XXVI, uma batalha se desenrola entre a humanidade e uma raça alienígena chamada Covenant. 

À medida que as colônias humanas se rebelam contra o domínio Covenant, a liderança alienígena os rotula como hereges, desencadeando uma violenta onda genocida.

No entanto, a trama se aprofunda à medida que a sociedade Covenant também enfrenta conflitos internos. Esse enredo complexo explora os desafios da convivência entre raças em conflito e desvenda o passado intrigante de seus personagens.

Além da narrativa envolvente, Halo oferece impressionantes cenas de ação, transportando os espectadores para o meio de batalhas intergalácticas intensas, prometendo uma jornada emocionante pelo espaço e pelo desconhecido.

Classificação indicativa: 16 anos.

Curta o Carnaval do seu jeito

Seja nas ruas, no conforto do lar, o feriado de Carnaval pode ser aproveitado com muita alegria. 

Você sabia que a Alares oferece internet de ultravelocidade em João Pessoa, Natal e Fortaleza? Use nosso Wi-Fi para compartilhar suas fotos e vídeos nas praias, bloquinhos, entre outros lugares badalados dessas cidades. Assim, você deixa nossa conectividade te levar além.

E, se você vai ficar em casa e quer aproveitar as dicas de filmes e séries, a Alares oferece planos de internet que incluem acesso a plataformas de streaming como Globoplay, HBO Max e Paramount +

Acesse agora nosso site e garanta uma internet de ultravelocidade para aproveitar todas as opções de entretenimento. 

Se preferir, visite também nossas lojas físicas nestas cidades. Vamos adorar te receber!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar