x
Última atualização: 15/07/24 às 03:07

Seja para o trabalho, estudo ou entretenimento, a internet se tornou uma ferramenta presente em quase todos os momentos do nosso dia a dia – e qualquer dica é válida para aprimorar nossa experiência ao utilizá-la. Por isso, saber como melhorar o sinal da sua internet pode ajudar a enfrentar alguns desafios de rotina, a ter uma conexão ou velocidade de internet mais rápidas, mais estabilidade e outros.

Hoje, vamos entender como melhorar o sinal da internet, com dicas que vão desde potencializar o sinal do Wi-Fi, até cuidados essenciais com o modem e por que é aconselhável não compartilhar a senha do Wi-Fi com seus vizinhos.

Pronto para as dicas?!

1. Otimize o sinal do Wi-Fi

Posicionamento do roteador

O local onde o roteador está posicionado pode afetar significativamente a qualidade do sinal. Para melhorar o sinal da sua internet, evite colocá-lo em armários ou atrás de objetos grandes como espelhos, aquários e outros que possam bloquear o sinal. 

A melhor posição é geralmente em um local central da casa e em uma altura elevada. Os técnicos da Alares estão bem preparados para escolher o melhor local para a instalação do aparelho na sua residência.

Para saber mais dicas de como otimizar o sinal do seu Wi-Fi, assista ao vídeo:

2. Tome os cuidados necessários com o modem para melhorar o sinal da sua internet

Mantenha seu modem atualizado

Assim como o roteador, é importante manter seu modem atualizado. Isso pode corrigir bugs, melhorar a segurança e até mesmo aumentar a velocidade da sua internet.

Caso tenha dúvidas sobre as atualizações do seu modem Alares, entre em contato com nosso suporte através do aplicativo Alares Internet ou do telefone 10600 e fale com um especialista.

Saiba como fazer seu teste de velocidade de internet assistindo ao vídeo:

Localização importa

Da mesma forma que o roteador, a posição do modem pode afetar a qualidade da sua conexão. Aqui vão algumas dicas sobre a melhor forma de posicionar seu modem:

  1. Certifique-se de que ele esteja em um local ventilado para evitar o superaquecimento. Evite deixá-lo em armários ou gavetas fechadas;
  2. Mantenha seu modem longe de dispositivos e objetos que possam causar interferência como babás eletrônicas, telefones sem fio e microondas;
  3. Evite colocá-lo em cima de outros aparelhos eletrônicos, isso também reduz a chance de superaquecimento.

Reinício regular

Às vezes, tudo que seu modem precisa para melhorar o sinal da internet é que você reinicie-o. Desligá-lo da tomada por alguns minutos e ligá-lo novamente pode solucionar problemas de conexão temporários e otimizar sua performance.

Leia também: Cuidados e dicas com o seu modem e Wi-Fi

3. Evite compartilhar a senha do seu Wi-Fi para melhorar o sinal da sua internet

Compartilhar a senha do seu Wi-Fi com outras pessoas pode afetar o desempenho da sua conexão. Isso porque mais dispositivos conectados significam maior uso da largura de banda, o que pode diminuir a velocidade da sua internet. 

Essa situação é especialmente problemática se você trabalha em casa ou desfruta de streaming de vídeo em alta definição.

Alguns outros motivos importantes para não compartilhar sua senha são:

Segurança

Compartilhar sua senha do Wi-Fi com vizinhos pode expor sua rede a riscos de segurança. Isso pode dar a eles acesso a arquivos pessoais e dispositivos conectados à sua rede.

Responsabilidade

Se seus vizinhos realizarem atividades ilegais usando sua conexão de internet, você pode ser responsabilizado. É importante proteger sua rede para evitar tais situações.

Além disso, divulgar a senha da sua internet a outras pessoas pode ser considerado um uso indevido e/ou apropriação inadequada de um serviço fornecido por terceiros, o que é interpretado como uma infração legal.]

Leia também: Porque você não deve compartilhar a senha do Wi-Fi com seus vizinhos

4. Fortaleça a segurança da rede

Utilize uma senha forte

Para aumentar a segurança da sua rede Wi-Fi e evitar que outras pessoas a acessem e prejudiquem o seu aproveitamento da largura de banda contratada, é essencial usar uma senha forte. 

Combine letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para criar uma senha que seja difícil de adivinhar. 

Caso haja dúvida, contate o suporte para receber orientações mais detalhadas. 

5. Melhore sua experiência de internet com Super Wi-Fi 6

Usar tecnologias como o Wi-Fi 6 pode melhorar significativamente a qualidade e estabilidade do sinal, permitindo uma transmissão mais eficiente e simultânea de dados para diferentes dispositivos como smartphones, tablets, computadores, smart TVs e outros.

O Super Wi-Fi 6 está disponível em alguns planos de internet ultraveloz da Alares. Você poderá consultar a disponibilidade dessa tecnologia na sua região visualizando nossos planos.

Leia também: Wi-Fi 6: tudo sobre essa recente tecnologia de conexão sem fio

6. Otimize as configurações de rede para melhorar o sinal da sua internet

Desative os dispositivos não utilizados

Dispositivos conectados, como celulares, TVs, computadores e outros que não estão em uso podem ainda assim consumir parte da sua largura de banda. 

Por isso, para te ajudar a melhorar o sinal da internet, é preciso desconectar esses dispositivos quando não estiverem em uso, para liberar largura de banda para outros aparelhos.

Verifique as configurações do seu provedor de internet

Talvez você precise de ajustes no seu plano de internet ou na configuração fornecida pelo seu ISP (provedor de serviços de Internet). 

Verificar se você está no plano correto para suas necessidades e garantir que todas as configurações estejam otimizadas pode fazer uma grande diferença.

A Alares oferece planos com diferentes velocidades de internet e tecnologias como o Super Wi-Fi 6 para melhorar a sua experiência online. Saiba como encontrar o plano de internet ideal para você em nosso artigo sobre como escolher a melhor internet residencial

7. Mantenha o sistema atualizado e seguro

Faça atualizações regulares de software

Uma das formas de melhorar o sinal da sua internet é mantendo todos os seus dispositivos, incluindo computadores, smartphones e tablets, atualizados com as últimas versões de software e patches de segurança.

Você poderá fazer isso acessando as configurações de seus dispositivos e verificando se há alguma atualização disponível. Isso não apenas melhora a segurança contra vírus e malwares, mas também pode otimizar o desempenho da rede. 

Leia também: 

Dia Internacional da Internet Segura: 7 dicas para manter sua vida online protegida

Vírus no celular: como identificar e remover

Melhore sua experiência no dia a dia

Ao implementar essas dicas, você não só melhora a velocidade e a confiabilidade da sua conexão de internet, mas também aumenta a segurança e a eficiência da sua rede. 

A internet desempenha um papel importante em muitos aspectos das nossas vidas, e tomar medidas para otimizar seu uso é um investimento valioso no seu conforto e produtividade diários.

A Alares acredita que melhorar a sua experiência de internet no dia a dia não precisa ser complicado. Com algumas mudanças simples e cuidados básicos, você pode desfrutar de uma conexão mais rápida e segura.

Lembre-se de que, se quiser contar com internet de ultravelocidade e uma experiência online otimizada, a Alares oferece planos para diferentes necessidades de rotina. Confira nossos planos e encontre o que se adequa melhor ao seu dia a dia.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos conteúdos!

    Já sou cliente
    Quero assinar